O elemento “A” possui número atômico igual a 6, enquanto o elemento “B” possui número atômico igual a 8. A molécula que representa corretamente o composto formado por esses dois elementos é: a) AB b) BA c) A2B d) AB2 e) B2A
Soluções para a tarefa
1s2 2s2 2p2 (Elemento A) - 4 elétrons na última camada
1s2 2s2 2p4 (Elemento B) - 6 elétrons na última camada
O Elemento A precisa receber 4 elétrons pra ficar estável, segundo regra do octeto, já o Elemento B precisa de 2. Com isso, eles vão compartilhar elétrons, sendo essa ligação chamada de covalente. (Observe a imagem anexada para ver como vai ficar)
Agora como saber qual fórmula usar?
Apenas observe qual é o elemento principal, nesse caso o "A" (ele está no meio, entre os dois "B"s), com isso, coloque ele na frente. Ficando então AB2, alternativa "d".
Resposta:
Explicação:
Alternativa “d”.
Por meio da distribuição eletrônica de cada elemento, descobrimos a que família pertencem, quantos elétrons eles possuem na sua camada de valência e, consequentemente, quantas ligações covalentes cada um realiza:
6A: 2 – 4
8B: 2 – 6
Assim, o elemento A é da família 14, possuindo 4 elétrons na camada de valência e precisando receber mais 4 elétrons para ficar estável. O elemento B da família 16 possui 6 elétrons na camada de valência e precisa realizar duas ligações para ficar estável. Assim, temos:
Representação da fórmula eletrônica de Lewis de uma molécula genérica
Portanto, a fórmula molecular nesse caso é: AB2. Visto que o A é o átomo central ele vem primeiro.
Se olharmos na Tabela Periódica, veremos que o elemento A é o carbono e o elemento B é o oxigênio. Então, a fórmula é: CO2.