História, perguntado por sthefanyaraujo940, 10 meses atrás

O Egito Antigo – SEIS pontos importantes 1. “Dádiva do Nilo”: Nilo fertiliza terras ao redor, permitindo sua ocupação. 2. Primeiro Estado centralizado da história: Men (Menés do Grego) ou Narmer (nomes incertos) teria unificado o Egito, tornando-se, assim, o primeiro faraó) 3. Pensamento: o pensamento egípcio normalmente é caracterizado como mítico e conservador. Outra característica do pensamento egípcio é a crença no poder “mágico” da palavra, da escrita, das imagens, gestos e símbolos em geral. 4. Religião: politeísta e antropozoomórfica (deuses combinam formas de homens e animais). 5. Revolução Armaniana e o monocultismo: durante o reinado de Amenhotep IV (ou Amenófis IV, do grego), uma nova modalidade de culto foi praticada, o culto ao disco visível do sol: Aton, um deus universal, criador de todas as coisas. Foram proibidos os cultos a deuses cujos sacerdotes possuíam uma influência que ameaçava o faraó, como é o caso de Amon. O rei mudou então seu nome para Akhenaton (“aquele que serve Aton”), e construiu uma nova capital para o Egito, Akhetaton (hoje Tell El-Amarna), o que dá a essa época o título de período amarniano. Akhenaton acabou morto por sacerdotes de Amon. Denominamos isso monocultismo (culto obrigatório a um deus específico), e NÃO MONOTEÍSMO, como está em alguns livros didáticos brasileiros, uma vez que o culto a alguns outros deuses que não ameaçavam o faraó continuou permitido. O culto a Aton, aliás, era uma exclusividade do faraó. Mesmo existindo uma sincera inclinação mística do faraó, a religião tinha claras implicações políticas: os sacerdotes, especialmente aqueles ligados Amon, perdiam seu poder. 6. Arte: ligada ao poder e religião: “o que mais interessava não era a boniteza, mas a plenitude. A tarefa do artista consistia em preservar tudo com a maior clareza e permanência possível” (E. Gombrich, A História da Arte, Editora LTC, p. 60) 3- De acordo com as informações sobre os egipcios, elabore um texto. Este texto deve conter todas as informações fornecidas acima, porém de uma forma organizada

Soluções para a tarefa

Respondido por fernandasjdjs
2

Resposta:

O Egito antigo foi palco de uma das mais importantes civilizações da antiguidade.

Egito é uma dádiva do Nilo” é uma frase escrita no século V a.C., pelo geógrafo e historiador grego Heródoto. A frase significa que o Rio Nilo, um grande rio do nordeste africano, possibilitou o desenvolvimento do Antigo Egito que cresceu às suas margens.

A identidade de Menés é um tema de debate em curso, embora o consenso geral dos egiptólogos[4][5][6] identifica Menés como o faraó protodinástico Narmer (também creditado como unificador do Egito) como o primeiro faraó, evidenciado por diferentes titulaturas reais nos registros históricos e arqueológicos, respectivamente.

Vários dos filósofos gregos antigos mantiam o Egito como um lugar de sabedoria e filosofia segundo seus pensamentos.A magia ainda é um grande mistério desta riquíssima civilização antiga, apesar das milhares descobertas arqueológicas e de já termos conseguido desvendar os talismãs de muitos papiros faraônicos. Este mistério ainda envolve a natureza e a magia dos faraós, um dos maiores segredos da civilização Egípcia antiga.

Uma religião politeísta é que tem crença baseado em vários deuses,e antoantropomórfica é a religião que tem seu Deus ou deuses em forma humana .

Poli significa vários ou muitos teísta significa crença , daí politeísta , uma religião de vários deuses.

Ao longo do tempo, a ampliação dos atributos sacerdotais ameaçava a figura do próprio Faraó.

Faraò então realizou uma reforma religiosa que tinha como justificativa maior a limitação dos poderes da classe sacerdotal egípcia.Para que isso fosse possível,Amenòfis iv realizou uma reforma religiosa que tinha como limitação dos poderes da classe sacerdotal egípcia.

É considerada arte egípcia toda expressão artística feita no Egito Antigo, seja na pintura, nas esculturas, na arte decorativa, na arquitetura e outras formas. As obras da arte egípcia eram muito ligadas à religiosidade desse povo. ... Além de dar beleza às peças e pinturas, as cores tinham significados próprios.

Com base nessas informações podemos concluir que o Egito antigo foi marcado por várias artes e entre outros ...

Perguntas interessantes