O EDI, abreviação de Electronic Data Interchange, ou, em português, Intercâmbio Eletrônico de Dados, é um meio de transferência eletrônica de dados entre empresas, de computador para computador, em formatos padrão, ou ainda (...) é a transferência eletrônica de dados entre os computadores das empresas participantes, dados esses estruturados dentro de padrões previamente acordados entre as partes. (...) o EDI foi primeiramente adotado nos Estados Unidos, na década de 1980, pelos setores de varejo e de transportes, expandindo-se mais tarde para os setores automotivo e farmacêutico, entre outros
O processo de implantação da troca eletrônica de dados via EDI na Empresa X teve início entre os anos de 1993 e 1994. Na unidade pesquisada, esse processo ocorreu no ano de 1996, logo após sua fundação. Naquela época, o processo ocorreu sem grandes problemas, pois só havia um cliente conectado com a Empresa X via EDI. No decorrer dos anos, novos clientes passaram também a adotar o EDI como forma de comunicação com a Empresa X e, atualmente, a maioria dos clientes utiliza esta ferramenta para a troca eletrônica com a empresa.
Antes da utilização do EDI, a empresa utilizava principalmente o telefone e o fax em envio de relatórios para a comunicação com os clientes e fornecedores. O processo de adoção do EDI na Empresa X originou-se, principalmente, devido à exigência de algumas montadoras, que definiram que seus fornecedores deveriam implantar o EDI, se quisessem fornecer diretamente para elas.
Além das atividades de envio da necessidade de produção pelos clientes, pedido de compra encaminhado aos fornecedores e emissão de envio de embarque e nota fiscal, o EDI é utilizado para visualizar a demanda acumulada, o que já foi entregue pela empresa, o que está em atraso e os nomes dos clientes que estão esperando para serem atendidos. Ele é usado também em atividades como programação de entregas, alteração de pedido, extrato de conta-corrente, pagamentos etc.
FERREIRA, K.; RIBEIRO, P. Tecnologia da Informação e Logística: os impactos do EDI nas operações logísticas de uma empresa do setor automobilístico. In. Anais do XXIII Encontro Nac. de Eng. de Produção - Ouro Preto, 2003.
Segundo o que explicita estritamente o texto, uma vantagem relevante do EDI é
a) acesso rápido a fornecedores.
b) redução do emprego de papel.
c) utilização de tecnologia de ponta.
d) suporte ilimitado de comunicação.
e) diminuição da importância dos vendedores.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
letra a ) acesso rápido a fornecedores
Respondido por
8
Redução do emprego de papel.
Perguntas interessantes
ENEM,
9 meses atrás
ENEM,
9 meses atrás
ENEM,
9 meses atrás
Informática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás