Ed. Física, perguntado por Beatriz1121, 1 ano atrás

o doping nas olimpíadas?????

Soluções para a tarefa

Respondido por jacare9999
2
Os Jogos Olímpicos elegem os grandes nomes do esporte, não é mesmo? Apesar de ser uma honra participar das disputas olímpicas, os atletas precisam conciliar tempo, desempenho, força e performance, além de fatores como o nervosismo, a ansiedade e, principalmente, a pressão.

Infelizmente, temos algumas histórias de competidores que tentam burlar o espírito olímpico fazendo uso de substâncias proibidas pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) pela Agência Mundial Antidoping (Wada). Com esses elementos, o atleta consegue aumentar seus índices de desempenho e, até mesmo, modificar um resultado. Essa situação é conhecida comodoping.

O Comitê Olímpico Internacional criou o exame antidoping e o tornou obrigatório em diversas modalidades das Olimpíadas. A nossa assessora especialista de Química,Wendy Mendes, conta um pouco mais sobre a ação desses elementos no corpo humano e como eles podem influenciar na prática esportiva

O exame antidoping

O principal objetivo do exame antidoping é averiguar se o atleta está competindo sob o efeito de alguma substância proibida ao esporte, que possa auxiliar artificialmente no desenvolvimento de sua atividade. Como exemplos mais comuns, temos osanabolizantes, que alteram o metabolismo para o crescimento da massa muscular; osestimulantes, como a anfetamina, que excitam o sistema nervoso; e os calmantes,como álcool e a maconha, que tranquilizam o sistema nervoso.

Perguntas interessantes