O domínio dos conceitos de “História acontecimento/evento” e “Memória” é de fundamental valor ao historiador, pois isto implica no modo como o profissional produz o conhecimento histórico e na maneira como esse conhecimento é repassado na docência. Considerando esses apontamentos, leia as assertivas abaixo considerando-as “V” às verdadeiras e “F” às falsas.
( ) “História acontecimento” e “Memória” são expressões dadas pelos historiadores com igual significância. Não há diferença conceitual entre essas palavras; é uma questão de escolha do historiador entre fazer uso de um ou outro termo.
( ) A História acontecimento está relacionada ao evento que, em função de despertar atenção na sociedade, passa a ser objeto da análise do historiador.
( ) A memória sobre o passado é uma combinação decorrente das narrativas históricas construídas pelos historiadores e da absorção destas narrativas por parte de uma geração/sociedade.
( ) Memórias diversas (e inclusive imprecisas) podem ser construídas sobre o passado. É algo que requer que os historiadores expliquem o passado mediante a aplicação de referenciais teóricos, pelo bom trato documental e com a adoção de uma postura ética.
A sequência correta é:
Alternativas
Alternativa 1:
F, F, V, F.
Alternativa 2:
F, V, V, F.
Alternativa 3:
F, V, V, V.
Alternativa 4:
V, F, V, F.
Alternativa 5:
V, V, V, F.
Soluções para a tarefa
(F) “História acontecimento” e “Memória” são expressões dadas pelos historiadores com igual significância. Não há diferença conceitual entre essas palavras; é uma questão de escolha do historiador entre fazer uso de um ou outro termo.
Falso. Todo conceito que diferencia-se traz, consigo, uma historicidade e profundas diferenças de significado.
(V) A História acontecimento está relacionada ao evento que, em função de despertar atenção na sociedade, passa a ser objeto da análise do historiador.
Correto. O acontecimento é aquilo que ganha sentido na análise do historiador. É a parte do tempo que ele paralisa tentando compreender.
(V) A memória sobre o passado é uma combinação decorrente das narrativas históricas construídas pelos historiadores e da absorção destas narrativas por parte de uma geração/sociedade.
Correto. É evidente que isso se dá nos casos de histórias longínquas, pois em processos mais recentes, a memória pode estar associada a outras estruturas, como lembranças pessoais ou familiares.
(V) Memórias diversas (e inclusive imprecisas) podem ser construídas sobre o passado. É algo que requer que os historiadores expliquem o passado mediante a aplicação de referenciais teóricos, pelo bom trato documental e com a adoção de uma postura ética.
Correto. O historiador não pode apenas tratar o passado como objeto, mas observar nele os significados e sentidos produzidos, procurando articulá-los com relação às suas fontes e metodologias, para, de maneira ética, produzir narrativas coerentes.