Física, perguntado por C2502, 1 ano atrás

O disjuntor é um eletroímã que funciona como interruptor de circuitos. É usado quando se quer proteger um dispositivo qualquer M de correntes muito elevadas. Esse dispositivo M é ligado em série com a bobina do eletroímã, de maneira que a mesma corrente i que passa por M também passa pela bobina (fig. 282). A armadura A do eletroímã é sustentada pela mola m de tal maneira que para valores admissíveis de i ela não se desloca para os polos. Mas, para valores de i superiores a um valor prefixado, a força de atração sobre a armadura vence a mola. Então, a armadura desce, a haste AC gira ao redor do ponto O, o ponto D se separa do ponto E, e o circuito se abre. A corrente deixa de circular, e o dispositivo M fica assim protegido de uma corrente alta.

1)porque a mola tende a se distender quando uma corrente circula pela bobina?

2)se no esquema apresentado a corrente circula na bobina penetrando no plano do papel no ponto mais à direita e saindo do plano do papel no ponto mais à esquerda, qual e o sentido do campo magnético gerado na parte superior da bobina?

Soluções para a tarefa

Respondido por andre19santos
8
Questão 1)
Todo condutor, quando é percorrido por uma corrente, cria um campo magnético ao seu redor. No caso de bobinas, este campo magnético se concentra em seu interior. Este campo magnético é proporcional a intensidade da corrente, e quando esta for muito alta, o campo magnético atuará com mais força e irá atrair A para o outro contato.

Questão 2)
Pela regra da mão direita, onde o polegar indica o sentido da corrente e os 4 dedos indicam o sentido do campo, se a corrente entra no plano do lado direito e sai do lado esquerdo, olhando por baixo dela, a corrente está no sentido horário. O sentido do campo magnético no interior da bonina é para cima (em direção à mola).
Perguntas interessantes