O direito à saúde na Constituição Federal de 1988 também está previsto em seu artigo 194. Nesse sentido, os princípios que estão contidos nele, tais como a universalidade da cobertura de atendimento em serviços públicos de saúde e a seletividade na prestação dos serviços e de seus benefícios, são considerados como os norteadores do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Plano Nacional de Saúde do Sistema Penitenciário, elaborado em 2004 pelo Ministério da Saúde brasileiro objetiva a integração dos estabelecimentos prisionais ao SUS. Dessa maneira, garante-se o direito à saúde, que é um direito social, de todos os presos no Brasil.
Sobre o texto acima, julgue as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F) e escolha a alternativa correta:
I – O direito à saúde dos presos não pode estar ameaçado ou ser diminuído caso o Plano Nacional de Saúde do Sistema Penitenciário seja restringido ou extinto futuramente por mudança na gestão do Ministério da Saúde ou alteração de governo, em virtude de eleições presidenciais.
II – não há que se falar em direito à saúde dos presos, pois estes perderam sua liberdade de locomoção, dentre outras, em virtude de lei e de sentença judicial, em que se configurou a prática de crimes.
III – O direito à saúde é um direito social amplamente reconhecido, em âmbito internacional, com o Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos e Sociais de 1966, e internamente pela Constituição brasileira de 1988, demonstrando a complementaridade existente entre direitos humanos de segunda dimensão e os direitos humanos sociais internos, evidenciada pela existência do Plano Nacional de Saúde do Sistema Penitenciário.
Selecione uma alternativa:
a)
F-F-V.
b)
V-V-F.
c)
F-V-F.
d)
V-F-F.
e)
V-F-V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
Explicação:
B
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás