ENEM, perguntado por natumaxxslz9975, 10 meses atrás

O dinheiro foi criado muitas vezes, em muitos lugares. Seudesenvolvimento não exigiu nenhum progresso tecnológico: foiuma revolução puramente mental. Envolveu a criação de uma novarealidade intersubjetiva que existe apenas na imaginação coletivadas pessoas. [...]Para sistemas comerciais complexos funcionarem, algum tipo dedinheiro é indispensável. Um sapateiro, em uma economiamonetária, precisa saber apenas o preço cobrado por diversostipos de sapatos – não há necessidade memorizar as taxas decâmbio entre sapatos, maçãs ou cabras. [...]O dinheiro é, portanto, um meio universal de troca que permite queas pessoas convertam quase tudo em praticamente qualquer outracoisa. Força física é convertida em intelecto quando um soldadodispensado do exército financia sua faculdade com os benefíciosmilitares recebidos. Terras são convertidas em lealdade quandoum barão vende uma propriedade para sustentar seusempregados. Saúde é convertida em justiça quando um médicoutiliza o dinheiro que cobra pelas consultas para contratar umadvogado – ou subornar um juiz. É possível até mesmo convertersexo em salvação, como faziam prostitutas do século XV ao dormircom homens por dinheiro que, por sua vez, elas usavam paracomprar indultos da Igreja Católica.HARARI, Y. N., Sapiens – uma breve história da humanidade, 2015.Na leitura de um texto é a assustadora a verificação de que, alémdas informações explicitamente enunciadas, existem outras queficam subentendidas ou pressupostas, os chamados implícitos. Otexto acima trata da utilidade e versatilidade do dinheiro nassociedades humanas. Para que a tese do autor sejacompreendida, é preciso que o leitor aceite alguns pressupostos einfira alguns subentendidos. Essas aceitações e inferências são oque permite a continuidade do texto. É possível dizer que umainformação implícita no texto acima, essencial à sua compreensão,é a de que devemosa) reconhecer a necessidade material das invenções humanas.b) compreender moral como um valor social humano imutável.c) ver no dinheiro um conversor universal de naturezas diferentes.d) constatar a irradiação única e concêntrica de nossas criações.e) perceber a desimportância de taxas de câmbio nas economias.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
2

Letra c.

Nota-se, por intermédio da leitura do texto que o dinheiro atua como conversor de uma infinidade de coisas, estando portanto ligado com as coisas mais distintas existentes, o que se pode notar na associação que é feita no decorrer do texto, entre a prostituição e a salvação divina.

Assim, compreendendo a relevância do dinheiro para o mundo moderno, pode-se observar quais são os elementos que estão de fato implícitos no texto acima.

Perguntas interessantes