O grande instrumento do Iluminismo é a consciên- cia individual, autônoma em sua capacidade de co- nhecer o real; suas armas são, portanto, o conhe- cimento, a ciência, a educação [...]. Seu objetivo é libertar o homem dos grilhões que lhe são impos- tos pela ignorância e pela superstição. MARCONDES, Danilo. Introdução à História da Filosofia. Zahar. p. 204. A própria noção de iluminismo indica uma oposição às trevas. Sobre suas características filosóficas as- sinale o que é verdadeiro. a) A religião ocupa um papel importante por valori- zar o homem como a principal das criaturas de Deus. b) O projeto enciclopédico, que procurava sinteti- zar todo o saber da época, recebeu apoio finan- ceiro do Estado laico. c) A religião, por sua santidade, e a legislação, por sua majestade, eram os grandes incentivadores do espírito crítico. d) A menoridade intelectual é a incapacidade de fa- zer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. e) O homem é culpado dessa menoridade já que a causa dela se encontra na sua falta de entendi- mento sobre a realidade.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Letra a.
Nota-se que com o iluminismo, um grande poder crítico entrou em evidente ascensão, apresentando assim ao povo uma nova forma de observar o mundo, de refletir acerca da realidade vivida.
Essa realidade, ao contrário do que muitos acreditam, não é isenta da religiosidade. Mas sim, a função religiosa está relacionada com a valorização do homem como criatura valiosa e única de Deus, garantindo ao homem sua função primordial e pensante no mundo.
Perguntas interessantes