O dilema ainda, é saber “se” e “de que forma” deve ser abordado o ensino da gramática na escola. Caso o entendimento do conceito de gramática seja o repertório de mecanismos linguísticos do uso da língua, esse aprendizado é bem visto, pois não há como fazer o uso de uma língua sem compreender o modus operandi essencial dessa língua, que também sofre influências externas, de ordem social e cultural. A partir da leitura do texto acima e nas discussões levantadas nas aulas, podemos inferir que: Escolha uma opção: a. Estudar gramática é aprender nomenclatura. O essencial no ensino da gramática é saber todas as classificações adequadas de acordo com a gramática normativa. b. A língua falada fora da escola é um sistema anárquico. Só a norma culta tem regras, por isso a escola deve privilegiar o ensino dela, excluindo as demais variações linguísticas. c. Deve-se ensinar a língua somente com base na gramática. O trabalho com o texto deve se limitar à identificação de substantivos e pronomes, por exemplo. d. A disciplina de língua portuguesa deve ser um lugar de interação. Por isso, na escola, a língua deve contribuir para o estudante lidar melhor com as situações do cotidiano.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O dilema ainda, é saber “se” e “de que forma” deve ser abordado o ensino da gramática na escola. Caso o entendimento do conceito de gramática seja o repertório de mecanismos linguísticos do uso da língua, esse aprendizado é bem visto, pois não há como fazer o uso de uma língua sem compreender o modus operandi essencial dessa língua, que também sofre influências externas, de ordem social e cultural.
A partir da leitura do texto acima e nas discussões levantadas nas aulas, podemos inferir que: Escolha uma opção:
a. Estudar gramática é aprender nomenclatura. O essencial no ensino da gramática é saber todas as classificações adequadas de acordo com a gramática normativa. ( )
b. A língua falada fora da escola é um sistema anárquico. Só a norma culta tem regras, por isso a escola deve privilegiar o ensino dela, excluindo as demais variações linguísticas. ( )
c. Deve-se ensinar a língua somente com base na gramática. O trabalho com o texto deve se limitar à identificação de substantivos e pronomes, por exemplo. ( )
d. A disciplina de língua portuguesa deve ser um lugar de interação. Por isso, na escola, a língua deve contribuir para o estudante lidar melhor com as situações do cotidiano. (X)
Explicação:
Com relação às dúvidas abordadas no preâmbulo da questão "SE" e "DE QUE FORMA", eu afirmo que o estudo da Gramática é essencial para a boa compreensão do idioma pátrio em qualquer país. e, quanto à forma de tal ensino, como professor da Língua Portuguesa venho em grandes e sérios embates com autoridades do setor, visando acabar com o sistema conhecido como DECOREBA e a implantação da base da psicodidática do RACIOCÍNIO LÓGICO.
Tenho já alguns trabalhos publicados a respeito.