Português, perguntado por goodgirl232, 9 meses atrás

O desfecho do texto é construído com ironia.Releia-o a seguir,observando especialmente os trechos em destaque:
[...]Com seu nome de gigante e sua alma de gnomo,ele vai até o fim,até arrancar a trepadeira,ATÉ DEIXAR O MUNDO UM POUQUINHO PIOR E PODER GOZAR,EM SUA TOCA ÚMIDA E ABAFADA,O TRIUNFO DE SUA MEDIOCRIDADE.BRILHANTE,ADAMASTOR.

a)explique a ironia,em destaque.
b)em sua opinião,o que levando autor da crônica a esse desfecho irônico?

Soluções para a tarefa

Respondido por rodrigokreutz
75

A ironia em destaque quer dizer que na realidade não há "triunfo" nas ações de Adamastor, muito menos brilhantismo; na verdade, essas são apenas ações mesquinhas, egoístas e estúpidas.

No texto, Adamastor se esforça para fazer com que seu vizinho, Ivo, retire uma trepadeira que faz divisa entre a casa de ambos e que ele acredita deixar sua casa úmida. O fato é que a trepadeira fazia sombra e amenizava o calor do sol. Depois de algumas comprovações de especialistas, sobre como a planta não era a causadora da umidade, ainda assim, Adamastor envia uma notificação judicial para Ivo a respeito da trepadeira.

A ironia advêm do fato de que, por mais que Ivo estivesse certo quanto a planta, Adamastor não queria admitir que estava equivocado, e tão teimoso em suas verdades chegou a levar uma planta como caso de ação judicial. Então, no último paragrafo do texto o autor diz:

"Com seu nome de gigante," → referência ao Gigante Adamastor, personagem forte e imponente de Os Lusíadas.  

"e sua alma de gnomo" → gnomo é um ser mitológico conhecido por ser muito pequeno, logo, uma referência para dizer que apesar do nome ser de um gigante, a pessoa é baixa, mesquinha.  

"ele vai até o fim, até arrancar a trepadeira, até deixar o mundo um pouquinho pior" → mesmo comprovadamente errado, esforça-se para destruir a planta que leva sombra e frescor inclusive para ele mesmo.  

"e poder gozar, em sua toca úmida e abafada, o triunfo de sua mediocridade. Brilhante, Adamastor" → "brilhante" aqui é a marca da ironia presente neste parágrafo, pois não há realmente um "triunfo", ou uma vitória em retirar a trepadeira. O que o autor quer dizer é que as ações  de Adamastor são ações estúpidas, burras, egoístas.

Você pode estudar mais sobre esse texto aqui mesmo no brainly a partir deste link: https://brainly.com.br/tarefa/5415242

Bons estudos!

Perguntas interessantes