O desenvolvimento tecnológico é um dos elementos considerados para regionalizar os países do mundo segundo a Divisão Internacional do Trabalho (DIT). Os investimentos em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) são uma forma de medir a produção tecnológica dos países e classifica-los na nova DIT.
a) Como se caracteriza a nova a Divisão Internacional do Trabalho?
b) No contexto mundial da nova DIT, como os países são classificados atualmente?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Regionalizar é organizar e estudar o espaço geográfico de acordo com alguns critérios (econômicos, políticos, sociais, culturais)
Na fase Bipolar, o globo foi dividido em Leste (Socialista), Oeste (Capitalista), Norte (países desenvolvidos) e Sul (países subdesenvolvidos). Norte e Sul eram delimitadas por uma linha geoeconômica, lembrando que Norte e Sul não são os hemisférios.
Considerando a regionalização por critérios econômicos, classificam-se em países desenvolvidos, subdesenvolvidos e subdesenvolvidos industrializados, também chamados de países emergentes ou em desenvolvimento.
Nos países desenvolvidos, as desigualdades são menores, há maior industrialização e maior desenvolvimento tecnológico, investimento em pesquisas científicas que retornam em royalty ("direitos da marca"), maior poderio decisivo nos organismos internacionais, por exemplo a ONU e há a sede de empresas transnacionais. Eles são os países do Norte (ricos).
Há também os desenvolvidos industrializados, que ocupam os setores secundário e terciário da economia, possuem domínio de alta tecnologia e consumismo (principalmente alimentício).
Os países subdesenvolvidos (os países pobres, do Sul) foram as colônias de exploração. Por isso possuem dependência econômica, política e tecnológica em relação aos países desenvolvidos.
Nesses países, a maioria da população está empregada nos setores primário e terciário da economia, e há a exportação de produtos primários.
Há também enormes desigualdades sociais, altas taxas de analfabetismo e mortalidade infantil, carência ou precariedade de moradias e saneamento básico, etc.
Explicação: