O Desenvolvimento Organizacional, é uma resposta à mudança, uma complexa estratégia educacional que tem por finalidade mudar crenças, atitudes, valores e a estrutura da empresa, de modo que eles possam melhor se adaptar aos novos mercados, tecnologias e desafios e ao próprio ritmo vertiginoso das mudanças. É portanto, uma estratégia educacional que visa a mudança organizacional planejada, dentro de uma visão sistêmica.
A partir dessas informações e com base nas características e preceitos pertinentes a mudança planejada (DO) estudadas na disciplina, analise as afirmativas a seguir.
I. O desenvolvimento organizacional diz respeito a uma abordagem moderna, democrática e variada ao desenvolvimento planejado das organizações, em suma o DO corresponde a uma soma entre os estudos do comportamento humano nas organizações com técnicas utilizáveis para tornar essas organizações mais eficientes.
II. São aspectos de suma importância para o analista de OSM, a capacidade de perceber, analisar e entender as mudanças e seus efeitos sobre o indivíduo, o sistema considerado e a empresa, a de adaptar-se às exigências de novas realidades e, dentro do possível, antecipar-se à chegada das mudanças e dos novos fatos.
III. O DO deve levar em consideração as variáveis: ambiente e indivíduo apenas, uma vez que o processo de desenvolvimento deve envolver apenas o ambiente da empresa e a participação do indivíduo, considerando que para a mudança planejada acontecer, basta apenas estes dois elementos, ou seja, o foco na pessoa, na individualidade.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Explicação:
Conforme o livro ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS DA FACULDADE UNICESUMAR pag. 178
A alternativa 3) é a correta.
O Analista de OSM está sempre em busca de simplificar e racionalizar os processos de produção da empresa, e usa como ferramentas, a descrição e definição dos processos, organizando-os em etapas e especificando quais são os seus responsáveis.
A avaliação é um método que permite identificar problemas e as formas mais eficazes de trata-los, ou seja, as ferramentas corretas.
O controle e a avaliação não irá criar tarefas, metas ou planos, mas irá contribuir, tendo em vista que essas atividades identificam problemas e soluções.
O controle e a avaliação possuem a finalidade de aperfeiçoar o desempenho e garantir que as metas estabelecidas sejam cumpridas, e o controle é uma função administrativa, que juntamente com a avaliação, irá auxiliar os administradores a tomar decisões, pois geram dados importantes.