O desenvolvimento de Sistemas de Informação sofre influência não apenas em nível organizacional, mas existe uma outra relação de influência a ser inserida nesse contexto, que está relacionada ao perfil da tomada de decisão. A decisão a ser tomada a partir do SI, pode ser definida como estruturada ou não-estruturada.
CHIRNEV, L. Sistemas de Informação no Setor Público. Maringá: UniCesumar, 2018 (adaptado).
A partir do conceito sobre decisões estruturadas ou não-estruturadas, avalie as afirmativas a seguir:
I. As decisões estruturadas são utilizadas para resolver problemas recorrentes da organização, mesmo essa decisão sendo complexa ou simples.
II. As decisões estruturadas envolvem sempre procedimentos ou regras padronizadas, estabelecidas de acordo com as políticas da organização.
III. As decisões não estruturadas estão relacionadas ao tratamento de problemas excepcionais que não foram previstos em regras ou procedimentos.
IV. O objetivo da decisão estruturada é dar liberdade e agilizar a tomada de decisões em situações recorrentes, definindo alternativas viáveis.
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
I, II e III, apenas.
Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Assertiva 3, as afirmações I, II e III estão corretas
Explicação:
O desenvolvimento de SI sofre influência não só em nível organizacional, mas também se a decisão a ser tomada é estruturada ou não-estruturada. As decisões estruturadas são utilizadas para resolver problemas recorrentes, mesmo quando complexos ou simples, envolvendo procedimentos ou regras padronizadas, feitas de acordo com as políticas da organização. Apesar de restringir a liberdade de decisão, o objetivo é direcionar e, portanto, agilizar a tomada de decisões em situações recorrentes, descartando e definindo alternativas viáveis com base nessas regras. Já as decisões não estruturadas estão relacionadas ao tratamento de problemas excepcionais, ou seja, não foram previstos em regras ou procedimentos dentro da organização, justamente em razão de sua excepcionalidade ou mesmo baixa frequência de ocorrência.
Fonte: Audy, Andrade e Cidral (2005, p. 127).