O desenvolvimento de jogos é um desafio para qualquer estúdio ou fábrica. O mercado é acirrado e lançamentos de novos jogos são feitos a todo momento. Com projetos cada vez mais complexos, ter um time alinhado com programadores, artistas, game designer, designer de interface, roteirista, sound designer e produtor (apenas para citar algumas áreas), comprometido com o desenvolvimento e a entrega de resultados, é ter apenas parte dos problemas resolvida. Por mais que se fale de entretenimento, a indústria gâmica precisa de atuação profissional, e integrar todos esses profissionais que, na maioria dos casos, não ocuparão o mesmo espaço físico é um dos desafios. Como estamos falando do fato humano das relações, tudo pode acontecer. Algumas das áreas do desenvolvimento de jogos têm sim mais importância do que outras, e isso não significa que outras áreas não sejam úteis. Por isso, compreender as etapas pelas quais um jogo passa para ser desenvolvido é o que fará a diferença no final do processo. Projetos de criação, além dos aspectos financeiros, também geram a perda de dinheiro quando mal executados. Partindo desse princípio ou até por outros motivos, muitos desenvolvedores "partem" para a carreira solo e procuram criar seus jogos de maneira independente. É possível criar um jogo sozinho? A resposta é sim, mas os resultados certamente seriam muito melhores se mais pessoas estivessem envolvidas no projeto. Nesse sentido, com base no texto anterior, pensando nas etapas existentes para o desenvolvimento de um jogo, discuta sobre quais são os desafios de se desenvolver jogos sozinho. Aponte os pontos positivos e negativos de se trabalhar "sozinho" nessa área.
Soluções para a tarefa
O mundo de desenvolvimento de jogos é fascinante e já faz parte da cultura atual de quase todo o mundo.
Isso porque, ter um celular é praticamente indispensável para qualquer pessoa independente da idade, e também porque os fãs dos primeiros games não apenas mantiveram a sua paixão, como também passaram a compartilhar com os filhos o habito de jogar.
Mas nem sempre foi assim, até pouco tempo atrás os games eram vistos como apenas uma forma de lazer e entretenimento de crianças e adolescentes, não passando de um simples joguinho.
Esse cenário vem mudando rapidamente nos últimos tempos, os games nunca deixaram de levar diversão às pessoas, pelo contrário, estão cada vez mais divertidos, otimizados e realistas, e muito mais do que isso, passaram a ser um mercado extremamente valorizado, superando até mesmo o mercado da música e do cinema.
Portanto, se você quer ser um desenvolvedor de jogos ou tem curiosidade sobre como é a carreira desse profissional, então, leia esse guia! Espero ter ajudado fique com deus e fuja de satanas :)