Sobre a percepção da Ética em relação ao eu e ao outro, julgue os itens e assinale o verdadeiro:
Escolha uma:
a. O princípio da alteridade implica dizer que o ser humano toma atitudes visando sempre a si mesmo e o benefício próprio, deixando de lado os direitos básicos de seus semelhantes.
b. Dois valores que, de fato, são universais: a vida humana e a importância do outro.
c. O ser humano, por ser dotado de emoção, é incapaz de tomar, de maneira racional, a iniciativa de seus atos com vista a buscar o bom e o justo ou, por outro lado, a maldade e a injustiça.
d. Conceitos como bom/mau, justo/injusto possuem caráter universal, permanecendo inalterados de acordo com a cultura, época, grupo social.
RESPOSTA CORRETA: b. Dois valores que, de fato, são universais: a vida humana e a importância do outro.
Soluções para a tarefa
Letra B.
Porque o respeito à vida humana é dependente da importância do outro no mundo em que vivemos.
Na prática, isso significa que a preservação da vida humana depende da preocupação que os Estados, instituições e pessoas possuem sobre o valor incomensurável da vida humana.
Para reforçar isto, podemos destacar o fato de que o direito à vida está garantido na Declaração Universal dos Direitos Humanos (da ONU).
Siga firme na direção dos seus sonhos!
Resposta:
Dois valores que, de fato, são universais: a vida humana e a importância do outro
Explicação:
“O que podemos compreender dos conceitos e informações apresentadas é que o ser humano é dotado de razão e por isso pode, sim, tomar a iniciativa de seus atos com vista a buscar o bom e o justo ou, por outro lado, a maldade e a injustiça. Claro, estes conceitos – bom, mau, justo e injusto – não chegam a ser universais, diferindo de acordo com a cultura, a época, o grupo social e muitas outras variáveis. Porém, há dois valores que, de fato, são universais: a vida humana e, decorrente desta, a importância do outro. Este princípio, o da alteridade (alter, em latim, significa “outro”), implica dizer que o ser humano, por ser gregário, necessita viver em grupo, tem no seu semelhante um igual, com os mesmos direitos básicos que ele próprio.”