O desenvolvimento das práticas mercantis ganha força a partir do Século XI, não que inexistisse antes disso. A economia de trocas começa a envolver muitas pessoas e processa gradualmente a valorização da vida urbana. Desta forma, o ser humano no mundo passa a ganhar valor. Mais que isso, o mundo medieval desfaz-se aos poucos da concepção de um determinismo religioso. A figura do sofrimento terreno como um pré-requisito para se chegar a Deus perde força. Agora, se processa formação de um pensamento humanista. O ser humano no mundo pode ser determinante. Deus pode intervir, mas não pode impedir as consequências das escolhas humanas. Podemos especular o mundo e isto é visto como um ato digno do bom uso da razão. Nasce o pensamento escolástico em que São Tomás de Aquino foi sua maior expressão.
Nesse sentido, sobre o que caracteriza o aspecto humanista no pensamento escolástico, analise as afirmativas.
I. O pensamento de São Tomás de Aquino condenava o homem ao segundo plano diante do Universo. Deus era o determinante, e o homem apenas um inconsequente. Logo existir no mundo era uma passagem sem significado para a humanidade.
II. O ser humano é dotado da capacidade de refletir, julgar e agir. Logo ele pode fazer suas escolhas e assumir o risco de ir pela sua consciência. Este poder é fundamental para conduzir o homem, seja para o bem ou para o mal. Logo, o humanismo valoriza a ação humana.
III. A interpretação do “livre arbítrio” e sua valorização é uma expressão do humanismo. Aquele que conhece e que com sua consciência decide, busca o melhor caminho. Para o pensamento tomista, aquele que escolhe o caminho de Deus por entender sua vontade será salvo.
IV. Logo a salvação deixa de ser uma escolha exclusiva de Deus e passa a ser o resultado da conduta humana. Daquele que é conduzido por sua consciência para fazer o bem.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II e III, apenas.
Alternativa 2:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 3:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I e IV, apenas.
carlocristiano35:
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Resposta:
acredito que seja a alternativa 2
II, III e IV, apenas.
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1
A ideia de sujeito do conhecimento surgiu a partir da Filosofia e do Humanismo Modernos (2).
Na modernidade, o teocentrismo da Idade Média dá lugar ao antropocentrismo, sendo o homem a figura valorizada e ressaltada pela Modernidade. Com isso, a Igreja e as concepções divinas ligadas à razão são transpostas para o homem, sendo ele o foco de todo o pensamento.
Na Filosofia Moderna, a ciência, a razão, as experiências e o conhecimento são temas principais, porque o objeto que fundamenta esses estudos é o HOMEM e como ele se relaciona com o mundo.
Portanto, o homem, como sujeito, é agente e atua diretamente no processo da obtenção do conhecimento.
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