O desenvolvimento da indústria e a cidade como lugar da reprodução do capital
O desenvolvimento da indústria, as grandes descobertas cientificas e o consequente avanço tecnológico criam especialização espacial e uma divisão do trabalho muito amplas. (...) A cidade, como ponto de concentra ção da indústria e de grande massa populacional atrai não só o poder econômico como o politico, passando a comandar espaços maiores, de acordo com seu poder. A hierarquização de espaços dá-se agora entre metrópole e colônia, com uma ampütude muito maior do que se observava na Antiguidade. A grande indústria com seus fluxos cria a história mundial, na medida em que faz depender do mundo inteiro cada nação civilizada, transformando as relações dos homens com a natureza e com os outros homens através das relações monetárias e de criação de um novo modo de vida, além do que reproduz a grande metrópole como resultado de uma prodigiosa acumulação de poder e riqueza. (...) a cidade enquanto espaço da reprodução do capital (...) é o locus da concentração dos meios de produção e de pessoas ligadas à divisão técnica e social do trabalho, articuladas ao processo produtivo. (...) As condições materiais de produção se materializam no plano da cidade, no traçado de suas ruas, no desenho das estradas, na convergência das vias de acesso, etc. (...) a reprodução das condições gerais (de produção) tende a acarretar um desenvolvimento das forças produtivas, e a agilizar a circulação do capital através das melhorias dos meios de comunicacão e dos transportes. (...) A necessidade de uma produção em grande escala pressupõe a venda em grande escala, isto é, a venda ao comerciante e não ao consumidor diretamente. A atividade produtora necessita de um setor de distribuição da mercadoria e o comércio se desenvolve, cada vez mais, à medida que se desenvolve a produção capitalista. A atividade produtora pressupõe, consequentemente, a concentração espacial para que a indústria possa se beneficiar daquilo que comumente se chama “economia de aglomeração" - infraestrutura, mão de obra, localização de outras industrias complementares, mercado diversificado, além do fato de a localização permitir a economia dos gastos de produção. A indústria aproveitase, ao máximo, dessas vantagens enquanto socializa as desvantagens (poluição, trânsito, etc.).
*Com a Revolução Industrial a cidade passou a ser o lócus da reprodução do capital. Com base no texto, explique as relações
entre o desenvolvimento industrial e a reprodução do capital na cidade.
Soluções para a tarefa
Olá!
O desenvolvimento industrial e o desenvolvimento das cidades modernas estão intimamente ligados.
O capital financeiro concentrado nas cidades já era praxe desde o renascimento comercial. Desta maneira, o grande poderio financeiro deixava a área rural para se concentrar nas novas áreas urbanas. A revolução industrial foi mais um passo dentro desta trajetória.
Poderíamos abordar, inclusive, aspectos no desenvolvimento científico graças a esse acumulo de capital urbano.
Em relação ao texto, basta dizermos que a Indústria não gira apenas o produto que produz. Ela é capaz de fazer toda uma estrutura, que engloba o perímetro urbano e rural e as atividades e matérias primas que nelas se encontram, funcionar em prol de si.
Por isso, esse desenvolvimento e o acumulo do capita nos grandes centros foram praticamente irmãos.
A grande indústria com seus fluxos cria a história mundial, na medida em que faz depender do mundo inteiro cada nação civilizada, transformando as relações dos homens com a natureza e com os outros homens através das relações monetárias e de criação de um novo modo de vida, além do que reproduz a grande metrópole como resultado de uma prodigiosa acumulação de poder e riqueza. (...) a cidade enquanto espaço da reprodução do capital, é o locus da concentração dos meios de produção e de pessoas ligadas à divisão técnica e social do trabalho, articuladas ao processo produtivo. a reprodução das condições gerais (de produção) tende a acarretar um desenvolvimento das forças produtivas, e a agilizar a circulação do capital através das melhorias dos meios de comunicacão e dos transportes.
A atividade produtora pressupõe, consequentemente, a concentração espacial para que a indústria possa se beneficiar com infraestrutura, mão de obra, localização de outras industrias complementares, mercado diversificado e economia dos gastos de produção. A indústria aproveita-se, dessas vantagens enquanto socializa as desvantagens (poluição, outros fatores).