o desenvolvimento da burguesia no seculo xv
Soluções para a tarefa
Com a decadência da Idade Média e o surgimento do capitalismo, a Europa passava por diversas modificações nos campos político, econômico, social e cultural.
Nesse período aconteceu o declínio do sistema feudal, surgiu o sistema absolutista, a reforma protestante, a formação das monarquias nacionais, entre outros.
O novo período que surge, denominado “Moderno”, aparece juntamente com a classe burguesa. Essa é representada por novos valores e ideais (liberdade pessoal, livre comércio, direitos religiosos e civis).
O Renascimento Comercial surge a partir da expansão do comércio. A expansão comercial foi intensificada pela expansão ultramarina dos séculos XV e XVI, as Cruzadas e também pela abertura do Mar Mediterrâneo.
Tudo isso possibilitou ampliar as relações comerciais, bem como desenvolver o comércio interno das cidades, impulsionadas pelas feiras.
De tal modo, o surgimento das cidades foi um fator importante para a formação da burguesia. A burguesia é formada por mercadores e camponeses que viviam nos “burgos”, os burgueses.
Eles se reuniam nas “Guildas”, associações de promoção do comércio, e nas “Corporações de Oficio”, as quais reuniam cidadãos de diversas profissões.
Vale lembrar que os três grupos sociais que formavam a sociedade anterior do Medievo (sistema monárquico e feudal) eram a nobreza, o clero e o povo.
Os dois primeiros grupos eram privilegiados em relação ao povo. A nobreza e o clero possuíam grandes terras, estavam isentos do pagamento de impostos ao Rei e, além disso, possuíam diversos poderes.
Com efeito, a nobreza, que foi a maior detentora do poder, aos poucos vai perdendo espaço para a burguesia. O povo, que anteriormente trabalhava para a nobreza e o clero, vislumbrou no comércio a ascensão social, econômica e política.
Não obstante, além do Renascimento Urbano e Comercial, o Renascimento Cultural expressava uma nova visão e mentalidade.
O Renascimento Cultural aliava-se ao Humanismo Renascentista (homem como centro do Universo), em detrimento do teocentrismo medieval (Deus como centro do mundo).
Isso acontecia por meio de uma arte preocupada em expressar a libertação de diversas crenças e dogmas da Idade Média, denominada de “Idade das Trevas”.
Espero ter ajudado!