O desafio desta unidade é fazer a transição entre o comércio físico tradicional para o comércio on-line. Escolha um comércio tradicional que ainda não realiza a venda de seus produtos pela internet. Faça uma análise de quais são os pontos fortes desse comércio. Descreva-os em tópicos (no mínimo quatro pontos fortes). O desafio então é transformar esses pontos fortes em características positivas que esse mesmo comércio pode ter no ambiente virtual. Veja o exemplo: • Loja física: desconto para pagamento em dinheiro. • Loja virtual: maior número de parcelamento no cartão de crédito. Agora é a sua vez! Orientação para a resposta: Você deve mostrar que compreende as características que diferenciam o comércio no ambiente físico do ambiente virtual. Além disso, deve apresentar criatividade para propor inovação na mudança solicitada.
Soluções para a tarefa
Comércio físico: Loja de Sapatos
Pontos fortes:
- Localização
- Atendimento
- Preço
- Qualidade
- A "Você na Moda Calçados" é uma loja muito bem localizada, situada no centro da cidade. Enquanto comércio on-line, estará ainda mais "perto" dos clientes, já que a internet permite que o cliente veja os produtos sem sair de casa.
- A loja é conhecida na cidade pelo bom atendimento, o que pode ser mantido no comércio on-line através da criação de um Chat para a comunicação direta com a clientela.
- Outra característica da loja são os preços baixos, o que o comércio on-line irá favorecer, já que ele "dispensa" várias despesas existentes quando se tem uma loja física.
- Outro ponto forte da empresa é a qualidade dos produtos, que pode e deverá ser mantida no comércio on-line, podendo o cliente efetuar trocas caso não se sinta satisfeito.
Bons estudos!
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Uma loja tradicional de bairro (de qualquer segmento) pode entrar no mercado virtual oferecendo, por exemplo:
• Facilidade de pagamento (no ambiente físico isso é mais limitado) com emissão de boleto bancário, débito em conta ou parcelamento no cartão de crédito.
• Escala de avaliação do produto. Antes era possível apenas a avaliação do próprio vendedor da loja.
• Espaço para a opinião de outros consumidores.
• Descontos nos produtos para interações e compartilhamentos nas redes sociais. Anterior ao comércio eletrônico, as promoções eram mais limitadas e menos motivadoras para os clientes participarem.
• Facilidade de comprar em qualquer dia e horário, uma vez que o comércio virtual não precisa de horário de funcionamento.
• Interação com os clientes fora do horário comercial.
• Preços diferenciados, uma vez que o valor agregado dos produtos passa a ser menor no ambiente virtual que no ambiente físico.