O debate contemporâneo sobre a centralidade da educação e o lugar conferido a ela nos processos de reestruturação produtiva e de desenvolvimento econômico instigam a reflexão sobre os pressupostos que estão incorporados às concepções de educação. Este processo é polissêmico e parece pautar-se pelas concepções do Banco Mundial e de outros órgãos internacionais que indicam a educação básica como central para o desenvolvimento econômico, consistindo na aquisição de conhecimentos, de habilidades e de atitudes necessárias à empregabilidade. O processo de valorização da educação tem se revelado uma concepção da educação impregnada pelo viés economicista: educar para a competitividade, educar para o mercado, educar para incorporar o Brasil no contexto da globalização. (COELHO, 2009, p. 128-134) Diante ao texto apresentado, pode-se afirmar que a formação do professor, frente às novas exigências do mundo globalizado, deve ser:
Soluções para a tarefa
Respondido por
81
voltada para um prática que leve o discente a ingressar no mundo globalizado, ampliando a leitura de mundo do aluno frente às transformações políticas, económicas e sociais que ocorreram e ocorrem no mundo atual.
RESPOSTA CERTA
RESPOSTA CERTA
Respondido por
27
Resposta:
a) voltada para um prática que leve o discente a ingressar no mundo globalizado, ampliando a leitura de mundo do aluno frente às transformações políticas, econômicas e sociais que ocorreram e ocorrem no mundo atual.
Explicação:
RESPOSTA CORRETA
Esse argumento tem sido indicado como tendo uma clara influência na orientação das políticas educacionais brasileiras, postulando uma focalização na educação básica e, consequentemente, na formação do professor encarregado de gerir a aquisição desse conhecimento. (COELHO, 2009. p. 128-134)
Perguntas interessantes