O debate construtivista emerge nas Relações Internacionais entre as décadas de 1980 e 1990, em meio a críticas à ortodoxia das teorias tradicionais da disciplina e um debate mais amplo nas ciências sociais acerca do papel de normas, valores e identidades em suas análises.
Fonte: rota de aprendizagem da aula 3, tema “Contextualizando”.
Tendo como base a contextualização acima e o conteúdo trabalhado ao longo da disciplina “Teorias Contemporâneas das Relações Internacionais”, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa correta.
I. Os autores construtivistas resgatam o debate ontológico nas Relações Internacionais, agregando ao estudo do meio internacional perspectivas variadas oriundas de distintas áreas das ciências sociais, como filosofia da linguagem e sociologia.
II. O construtivismo ganhou destaque nas últimas décadas e acabou por se converter em uma importante vertente de análise dos fenômenos internacionais, principalmente em razão do seu caráter conciliador entre as abordagens positivistas e pós-positivistas. Nesse sentido, a abordagem apresenta muitas críticas às teorias mais tradicionais da área, mas faz isso sem deixar de estabelecer um diálogo conceitual e metodológico com elas.
III. O foco do construtivismo está no estudo das ideias, dos discursos e das identidades. Isso acontece porque os teóricos dessa vertente compreendem as relações internacionais como um ambiente estático e imutável, no qual a construção social tem pouco impacto.
A
Apenas as alternativas I e III estão corretas.
B
Apenas as alternativas I e II estão corretas.
C
Apenas a alternativa I está correta.
D
Apenas a alternativa II está correta.
E
Apenas as alternativas II e III estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
B- Apenas as alternativas I e II estão corretas.
Explicação a alternativa C está errada ao ambiente das relações internacionais é dinâmico com direto impacto da construção social.
Nota 100 na avaliação. :)
ari795:
obrigado !
Respondido por
1
B ) Apenas as alternativas I e II estão corretas.
O debate construtivista é emergente das relações internacionais estabelecidas entre as décadas de 1980 e 1990, em um cenário cheio de críticas à ortodoxia das teorias tradicionais da disciplina e um debate maior a respeito das ciências sociais relacionadas ao papel das normas, dos valores e das identidades.
Os autores construtivistas defendem o debate ontológico nas relações internacionais, considerando os estudos do cenário internacional.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Química,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Administração,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás