O currículo reflete o conflito de interesses de uma sociedade e os valores dominantes que regem os processos educativos. Devido à franca ascensão do mundo industrial no início do século XIX, surge um novo modelo de currículo exigido pelo próprio contexto da época. Disserte sobre as teorias tradicionais do currículo e seus objetivos.
AJUDEM PELO AMOR DE DEUS
Soluções para a tarefa
Resposta:
Uma nova ideia de currículo estava se instalando no início do século XIX. O contexto industrial determinou para a época novos comportamentos sociais relativos à livre competição, à produção industrial em larga escala e ao aumento de empregados nas fábricas. Um importante autor das teorias tradicionais do currículo, que conectado às aspirações da nação daquela época, Bobbitt teve como propósito, planej ar cientificamente as atividades pedagógicas e controlá- las. O tradicionalismo da concepção de Bobbit via o currículo como um processo de racionalização de result ados educacionais, cuidadosamente e rigorosamente medidos e especificados. O modelo seguido por Bobbitt era o fabril, cuja inspiração teórica provinha de Taylor precursor do movimento da administração científica, cuja teoria defendia a administração do tempo nas fábricas, planejamento e divisão do trabalho. O ensino tradicional possuía u m caráter de caráter verbalista, autoritário e inibidor da participação do aluno, valorizavamconteúdos de caráter enciclopédicos, descontextualizados. Valorização do aspecto intelectual, da disciplina. Assim, podemos dizer que duas tendências impulsionaram o currículo daquela época, uma centrada no pensamento de Bobbitt em seu livro The Curriculum (1918) e outra representada nos pensamentos de Dewey em seu livro The children and the curriculum (1902).
Explicação:
corrigido no ava
Resposta:
Nos primórdios do século XIX um novo pensamento de currículo progressivamente estabeleceu-se, talvez pela falta de um mais apropriado. Em função da revolução industrial ter se espalhado pelo mundo civilizado acarretando grandes transformações sendo um catalizador de dramáticas mudanças na sociedade tendo relação com as doutrinas de livre concorrência, Bobbitt desenvolveu teorias curriculares tradicionais que assimilavam e adaptavam o contexto produtivo e interesses capitalistas da época, traçando um paralelo entre propostas de educação e modelos de administração clássica desenvolvidas por Frederick Taylor, engenheiro mecânico norte-americano e um dos pais da administração científica. Bobbitt deveria considerar o conhecimento como uma espécie de produto manufaturado que poderia ser fabricado e propôs trazer para o ambiente escolar as estratégias de chão de fábrica, organizadas, cronometradas, medidas, estritamente matemáticas e friamente calculadas. Pressupondo que as premissas de Taylor eram de finalidades de robotização das ações humanas, reduzindo pessoas a meras peças ou ferramentas operando máquinas, fabricando itens em sequência e em um padrão pré-determinado, tal como é visto no filme tempos modernos, sua preocupação estava em mensurar e transformar em números de fábrica tais ações com vistas à resultados e ao lucro (time-is-money), pouco ou nenhuma era a preocupação com o potencial humano, com as potencialidades ou limitações humanas, com a psicologia, com o nível de intelecto, de pensamento. Sendo assim, Bobbit propôs então com seu currículo transferir para a formação de alunos doutrinas do mundo das empresas as quais a sociedade da época estava inclinada a aceitar, com conteúdos desatualizados, enlatados, com pouco espaço para criatividade, contra-argumentação, pouca margem para discussão de ideias e expressão, o modelo de Bobbitt deveria ser algo como um modelo pronto-fórmula convertendo o professor em uma espécie de gerente-supervisor-capataz e o aluno a um mero subalteno, um empregado limitado à obedecer a cartilha e produzir.
Explicação:
Saiu das tripas, reproduzi o que li e pude entender no conteúdo que está disponível na apostila, finalizei agora e agora resta aguardar a correção do AVA, se foi uma boa ou horrível resposta daqui à uns 10 dias terei o resultado.