Português, perguntado por cristinaisa, 1 ano atrás

O culto à natureza, característica da literatura brasileira, tem sua origem nos textos da literatura de informação. Assinale o fragmento da carta de Caminha que já revela a mencionada característica.



Escolha uma:
a. “Porém o melhor fruto, que dela se pode tirar, me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar.”
b. “Mostrara-lhes um papagaio pardo que o Capitão traz consigo, tornaram-no logo na mão e acenaram para a terra, como quem diz que os estavam ali.”
c. Mas a terra em si é muito boa de ares, tão frios e temperados como os de Entre-Douro e Minho, porque, neste tempo de agora, assim os achávamos como os de lá. Águas são muitas e indefinidas. De tal maneira é graciosa e querendo aproveita-las, dar-se-á nela tudo por bem das águas que tem”.
d. “Viu um deles umas contas rosário, brancas; acenou que lhes dessem, folgou muito com elas, e lanço-as ao pescoço.”
e. “Assim, quando o batel chegou a foz do rio, estavam ali dezoito ou vinte homens pardos todos nus sem nenhuma roupa que lhes cobrisse suas vergonhas.”
Próximo

Soluções para a tarefa

Respondido por reehccampos
252
A resposta certa é: Alternativa C)  "Mas a terra em si é muito boa de ares, tão frios e temperados como os de Entre-Douro e Minho, porque,neste tempo de agora, assim os achávamos como os de lá. Águas são muitas e indefinidas. De tal maneira é graciosa e querendo aproveita-las, dar-se-à nela tudo por bem das águas que tem.”
Respondido por pieceprofessor
20

Resposta:

C -  Mas a terra em si é muito boa de ares, tão frios e temperados como os de Entre-Douro e Minho, porque, neste tempo de agora, assim os achávamos como os de lá. Águas são muitas e indefinidas. De tal maneira é graciosa e querendo aproveita-las, dar-se-á nela tudo por bem das águas que tem”.

Explicação:

No fragmento da alternativa C, percebe-se o deslumbramento de Caminha diante da riqueza de recursos naturais encontrada na nova terra. Aos olhos do escrivão, o lugar tinha um clima bom e, certamente, uma terra fértil, devido à abundância de água. O tom ufanista do relato fica evidente em trechos como “Águas são muitas e infindas” e “dar-se-á nela tudo por bem das águas que tem”.

Perguntas interessantes