História, perguntado por biancadalavalentina, 9 meses atrás

O crescimento das cidades é um fenômeno da Europa ocidental a partir do século XI. Tratando sobre a questão, Pierre Vilar afirma: “As cidades dependiam dos senhores. Mas elas foram mais fortes que as aldeias para discutir com seus amos, rebelarem-se, obter ou impor ‘cartas de franquia’. Coletivamente, continuavam vinculadas ao sistema feudal [...]. Mas em seu território, e sobretudo dentro do recinto dentro da muralha, os habitantes eram livres e participavam da organização coletiva.” VILAR, Pierre. Do feudalismo ao capitalismo. São Paulo: Contexto, 1992, p. 39. Refletindo sobre essa afirmação, pode-se concluir que: a) os moradores da cidade gozavam de significativa autonomia, mesmo submetidos à autoridade dos senhores, que lhes cobravam taxas. b) os camponeses da aldeia medieval impuseram aos senhores feudais um documento que garantia autonomia política à comunidade. c) os habitantes das cidades libertaram-se de inúmeras obrigações, entre elas a de participarem de corporações de ofício. d) as populações urbanas eram isoladas por muralhas que as impediam de estabelecer relações socioeconômicas com o mundo feudal.

Soluções para a tarefa

Respondido por enzopmoraes
41

Resposta:

Os moradores da cidade gozavam de significativa autonomia, mesmo submetidos à autoridade dos senhores, que lhes cobravam taxas

Explicação:

Posso afirmar que os moradores das cidades gozaram de significativa autonomia , mesmo submetidos à autoridade dos senhores ,que lhes cobravam as taxas. Nega-se outras questões pois, não houveram libertações em relação as corporações de ofício,nem muralhas que serviam mesmo para a defesa de suas cidades,nem tão pouco  que os camponeses não conseguiram impor quaisquer documento aos seus senhores sendo invalidado .

Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/11334047#readmore

Perguntas interessantes