O crescimento bacteriano consiste na divisão celular, levando a um aumento exponencial do número de células iniciais de uma população. Esse crescimento pode se dar de duas formas. As bactérias podem crescer individualmente por fissão binária (a célula se alonga até se dividir em duas) ou no contexto de uma população (as células duplicam o seu tamanho e formam-se um septum, que consiste no crescimento da membrana celular e da parede celular até à separação das duas células). Quando uma célula é separada dando origem a duas novas células diz-se que ocorreu uma geração, designando-se por tempo de geração a duração de todo esse processo.
Considerando:
Ni: número de células no tempo inicial
Nt: número de células no tempo final
n: número de gerações
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Explicação passo-a-passo:
O número de células a cada geração dobra, por exemplo, células se multiplicam a cada hora, uma amostra contendo 200 células em t = 0h, terá, após 1 hora, 400 células, em 2h, 800, em 3, 1600, e por assim vai. Perceba que quando fazemos isso, a cada n, o número de células se torna estonteantemente grande muito rápido. Essas características são próprias de uma função exponencial, da forma:
Uma função logarítmica, conforme n aumenta, O número de células cresceria muito mais devagar, e a cada n, maior deve ser o número de gerações para aumentar em mesmo valor o número de células.
Perceba a diferença entre gráficos no Anexo.
Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Inglês,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Psicologia,
1 ano atrás