Física, perguntado por elessandrarocha, 1 ano atrás

POR QUE UM CORPO SUBMERSO NA AGUA APARENTA SER MAIS LEVE QUE FORA DA AGUA

Soluções para a tarefa

Respondido por Srtaninhasantos
6
PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES: quando um corpo está completa ou parcialmente imerso em um líquido em repouso, ele sofre um empuxo para cima, igual ao peso do líquido deslocado. 
Se um corpo tiver densidade relativa menor do que 1 ele flutuará porque o peso do objeto é menor que o peso da água deslocada. Se a densidade relativa for maior do que 1, ele flutuará logo abaixo da superfície da água. 
A densidade relativa do corpo humano com ar nos pulmões é 0,95, por isso flutuamos. 
A flutuação é a força que atua no sentido oposto à força da gravidade (empuxo). 
Dentro d'água nosso corpo está submetido a duas forças contrárias: gravidade (atua através do centro de gravidade) e flutuação (atua através do centro de flutuação = centro de gravidade do líquido deslocado). 
Se os dois centros se encontram na mesma linha vertical, o corpo permanece em equilíbrio estático; se isso não acontece, o corpo fica rolando até encontrar este equilíbrio. A flutuação pode ser utilizada no auxílio do movimento, quando o membro é movido para a superfície da água, e como resistência ao movimento quando o membro vem da superfície para a linha vertical do corpo. 
Quanto maior a alavanca maior será a resistência oferecida pela água. Esta resistência poderá ser aumentada ainda mais se utilizarmos flutuadores, porque neste caso a posição do centro de flutuação será alterada; a distância deste ponto e o ponto em torno do qual a força de flutuação exerce seu efeito é mais curta e o momento de força aumenta.
Perguntas interessantes