O CORTIÇO
“Fechou-se um entra-e-sai de marimbondos defronte aquelas cemitério de casinhas ameaçadas pelo fogo. Homens e mulheres correm para cá com tarecos ao ombro, em uma balbúrdia de doidos. O pátio e a rua enchiam-se agora de camas velhas e colchões espocados. Ninguém sabe dessa maneira zumba de gritos sem nexo, e choro de crianças esmagadas, e pragas arranjadas pela dor e pelo desespero. Da casa do Barão saíam clamores apopléticos; ouvir-se os guinchos de Zulmira que se espolinhavam com um ataque. E começou a aparecer água. Quem a trouxe? Ninguém sabia dizê-lo; mas viam-se baldes e baldes que se despejavam sobre as chamas.
Os sinos da vizinhança começaram a badalar.
E tudo era um clamor.
A Bruxa surgiu na janela da sua casa, como na boca de uma fornalha acesa. Estava horrível; nunca fora tão bruxa. O seu moreno trigueiro, de cabocla velha, reluzia que nem metal em brasa; sua crina preta, desgrenhada, escorrida e abundante como as águas selvagens, dava o caráter fantástico de fúria de saída do inferno. E ela ria-se, ébria de satisfação, sem sentir como queimaduras e como feridas, vitoriosa no meio da orgia de fogo, com que ultimamente vivia um sonhar em segredo a sua alma extravagante de maluca.
Se você atirar-se para um fórum, quando ele ouvirá um estaleiro ou fabricado pela casa incendiada, que será rapidamente, enterrando uma louca num monte de brasas.
Aluísio Azevedo. O cortiço.
O caráter naturalista nessa obra de Aluísio Azevedo oferece, de maneira figurada, um retrato de nosso país, no final do século XIX. Põe em evidência uma competição dos mais fortes, entre si, e estes, esmagando como camadas de baixo, compostas de brancos pobres, mestiços e escravos africanos. Nenhum ambiente de degradação de um cortiço, ou o autor expõe um quadro de tensão de materiais e humanos. No fragmento, há várias outras características do Naturalismo.
Aponte uma alternativa em que as duas características selecionadas são corretas .
a)Exploração do comportamento anormal e dos instintos baixos; enfoque da vida e dos fatos sociais contemporâneos ao escritor.
b)Visão subjetivista dada pelo foco narrativo; tensão conflitiva entre o ser humano e o meio ambiente.
c)Preferência pelos temas do passado, propiciando uma visão objetiva dos fatos; crítica aos valores burgueses e predileção pelos mais pobres.
d)A onisciência do narrador imprime-lhe o papel de criador, e se confunde com a ideia de Deus; utilização de preciosismos vocabulares, para enfatizar o distanciamento entre a enunciação e os fatos enunciados.
e)Exploração de um tema em que o ser humano é aviltado pelo mais forte; predominância de elementos anticientíficos, para ajustar a narração ao ambiente degradante dos personagens.
Soluções para a tarefa
Aluísio de Azevedo é adepto ao Naturalismo e explora o comportamento animalesco e enfatiza a vida e os fatos sociais contemporâneos (A).
O Naturalismo, movimento literário, surgiu no século XIX e apresenta características similares ao Realismo, pois representa a realidade tal como ela é.
O Naturalismo, como representa a realidade, apresenta temas considerados tabus pela sociedade, a saber: homossexualidade, crimes e pecados, transgressões, violência, incesto e adultério e são relatados de modo científico, pois são detalhados de forma objetiva e com uma linguagem de fácil compreensão.
Permeado de referências do evolucionismo de Darwin, as obras do Naturalismo veem o homem como um objeto determinado pelas condições do meio em que habita. Assim, está destinado à hereditariedade biológica.
Seus principais representantes no Brasil são: Aluízio Azevedo, Eça de Queirós e Adolfo Caminha.
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