O corpo humano saudável trabalha de maneira integrada e harmônica. Quando analisamos o seu funcionamento e constituição, é possível reconhecer determinada organização de células, tecidos, órgãos com diversas estruturas, cada um desempenhando diferentes funções, mas de forma interligada. Sobre os tecidos que constituem o corpo humano, assinale a alternativa correta. (A) Devido às suas características, a pele é considerada um tecido. (B) O tecido que forma os músculos esqueléticos é classificado como liso, de contração voluntária. (C) O tecido epitelial apresenta grande quantidade de substância intercelular e se regeneram com facilidade. (D) O tecido conjuntivo apresenta células diferenciadas e dá suporte a outros tipos de tecidos. (E) O tecido nervoso é constituído por células alongadas, muito próximas umas das outras e pouco especializadas.
Soluções para a tarefa
Sobre os tecidos que constituem o corpo humano, a alternativa correta é: Alternativa D) O tecido conjuntivo apresenta células diferenciadas e dá suporte a outros tipos de tecidos.
a) Incorreta: A pele não é considerada um tecido porque ela é um órgão, o maior do corpo humano, e sua função é de regulação, imunidade, proteção e controle de temperatura.
b) Incorreta: o tecido que forma os músculos esqueléticos pode ser classificado em estriado esquelético, estriado cardíaco ou liso.
c) Incorreta: O tecido epitelial possui pouca quantidade de material intercelular por apresentar células extremamente justapostas.
d) Correta: O tecido conjuntivo é composto por três elementos básicos: células diferenciadas, substância fundamental e fibras. Eles têm muitas funções como servir como suporte e suporte para os órgãos, nutrição dos tecidos e proteção.
e) Incorreta: o tecido nervoso é composto por dois tipos de células: os neurônios e células da glia ou células neurogliais. Ambas especializadas para fazer diferentes funções no corpo.
Resposta:
d
Explicação: