Biologia, perguntado por soldado0002p6vs2i, 1 ano atrás

O corpo humano é composto por cerca de um trilhão de células, todas descendentes de uma única célula (zigoto) e as quais, diariamente, se dividem e substituem suas antecessoras danificadas ou envelhecidas. Cada tipo de célula possui um período específico para realizar seu ciclo celular. Durante o ciclo celular, o período mais longo corresponde ao período da: Escolha uma: a. Meiose b. Divisão citoplasmática c. Mitose Incorreto d. Interfase e. Apoptose

Soluções para a tarefa

Respondido por carolopes
5
A resposta correta é d) Intérfase
Respondido por ehidk
5

O ciclo celular é uma cadeia repetitiva de fases que abrange o modo com qual as células se multiplicam. Por termos várias fáses, irei listar cada uma delas com uma breve descrição sobre o seu papel e a sua influência na próxima etapa. Será beeem resumido. Caso queira uma explicação mais específica, não hesite em comentar! Irei começar pela intérfase e as etapas que a compõe:

  1. G 0 - É o estado estático da célula. Período no qual as células se "estacionam" a fim de cumprir sua função, havendo somente, em alguns casos, a manutenção ocasional de organelas e nutrientes necessários para manter-se viva.
  2. G 1 - É a fase de síntese. Ocorre a duplicação de organelas e de proteínas à mais.
  3. G 2 - É a fase de duplicação do material genético e, mais especificamente, de organelas denominadas centríolos (elas são duplicadas nessa fase pois irão assistir em uma futura etapa)

A próxima etapa para a célula é a de divisão. Separar o conteúdo duplicado e sintetizado na intérfase para que a célula possa ser repartida ao meio.

  1. Mitose e meiose - são fases distintas que correspondem à separação das células. No início de ambas as fases, as proteínas e organelas necessárias para a divisão celular serão organizadas e separadas em polos opostos, possibilitando a divisão celular. Isto é o necessário para saber responder essa pergunta. Lembrando, se quiser saber um pouco mais sobre qualquer coisa aqui, é só perguntar, tá!?

Vamos notar que, a mitose e a meiose cumprirão a função de separar o conteúdo citoplasmático (organelas, proteínas..). Se essa é a finalidade dessas fases, podemos pensar que as demais fases correspondentes ao período de síntese são as mais demoradas. Por que? Bem, nas fases G0, G1 e G2 - que correspondem ao período de intérfase - as etapas de síntese e duplicação de organelas e material genético envolve complexos processos metabólicos (de reações químicas). Outro fator é a grande dependência de energia (ATP) para que estas reações ocorram. Este fato torna a fase mitótica e meiótica mais curta, pois, note que nestas fases não há atividade de síntese, mas somente de organização. Portanto, o período da intérfase é o mais extenso em questão de tempo.

Perguntas interessantes