o coronelismo foi um mecanismo que consolidou o poder das oligarquias durante as primeiras decadas da republica no brasil. descreva como eese mecanismo funcionava. em seguida, mencione e explique outros mecanismos ligados a ele
Soluções para a tarefa
Resposta:
O sistema eleitoral, durante a República Velha, era muito frágil, sendo facilmente manipulado. Isso fez com que coronéis comprassem votos para seus candidatos, ou ainda trocassem os votos por alimentos, sapatos, vestimentas, entre outros objetos importantes para a população. O voto era aberto e, para ter um controle das pessoas cujos votos foram comprados, os coronéis mandavam capangas para intimidar os eleitores. Esse processo ficou conhecido como voto de cabresto. Outros ligados, alem do próprio voto de cabresto são: política do café com leite e a política dos governadores.
O Coronelismo foi medida utilizada pela estrutura de poder vigente na República Velha, por meio da qual a figura do coronel, diante do poder do Estado, garantia o mandonismo e a realização do voto de cabresto.
Os mecanismos do Coronelismo
O mandonismo: mecanismo por meio do qual a oligarquia - o poder de poucos - era exercida. Nesse contexto da República Velha, o poder era exercido pelos coronéis.
O voto de Cabresto: mecanismo que assegurava a manipulação das eleições das estruturas de poder. Por serem poderosos, os coronéis controlavam os votos do povo, o que anulava a liberdade de manifestação social.
Saiba mais sobre o coronelismo em: https://brainly.com.br/tarefa/2553853