O coração denominado bomba propulsora, porque impulsiona o sangue para todas as partes do corpo, internamente encontramos quatro cavidades, dois átrios superiores e dois ventrículos inferiores direito e esquerdo. Como vimos em vossos estudos, a musculatura cardíaca do lado esquerdo é mais volumosa, ou seja, mais desenvolvida que a musculatura do lado direito. De acordo com esta observação em relação a diferença entre as musculaturas dos lados direito e esquerdo do coração, é possível que a pessoa tenha alguma doença, ou isto é normal? Explique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Olá!!!
A função do coração é bombear sangue. O bombeamento move líquidos de um local para outro. Com o coração,
- O lado direito do coração bombeia o sangue das veias para os pulmões.
- Já o lado esquerdo bombeia o sangue que sai dos pulmões pelas artérias para o restante do corpo.
→ O sangue sai do coração quando o músculo cardíaco se contrai (durante a sístole) e entra no coração quando o músculo cardíaco relaxa (durante a diástole). A insuficiência cardíaca se desenvolve quando a ação de contração ou relaxamento do coração é inadequada, normalmente devido à fraqueza ou rigidez do músculo cardíaco (ou ambos). Como resultado, o sangue pode não sair do coração em quantidades adequadas. Também pode haver acúmulo de sangue nos tecidos, o que causa congestão. É por esse motivo que a insuficiência cardíaca também é conhecida como insuficiência cardíaca congestiva.
Existem dois tipos principais de insuficiência cardíaca:
Na insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida (ICFER - às vezes chamada de insuficiência cardíaca sistólica):
→ O coração se contrai com menos força e bombeia para fora uma porcentagem menor do sangue do que retorna a ele. Como resultado, mais sangue permanece no coração. O sangue, então, acumula-se nos pulmões, veias ou ambos.
Na insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada (ICFEP - às vezes chamada de insuficiência cardíaca diastólica):
→ O coração torna-se enrijecido e não relaxa normalmente após sua contração, o que prejudica sua capacidade de se encher de sangue. O coração se contrai normalmente, então é capaz de bombear uma quantia normal de sangue para fora dos ventrículos. Algumas vezes, o coração rígido compensa seu preenchimento inadequado bombeando uma quantidade de sangue ainda maior do que normalmente faz. No entanto, por fim, como na insuficiência cardíaca sistólica, o sangue que retorna ao coração se acumula nos pulmões ou nas veias.
A fração de ejeção é a porcentagem de sangue bombeada para fora pelo coração a cada batimento e é uma medida de quão bem o coração está bombeando. Um ventrículo esquerdo normal ejeta cerca de 55 a 60% do sangue de seu interior.
Espero ter ajudado você !!!!