O conversor de frequência é um dos equipamentos empregados na indústria para o controle de velocidade de motoresde indução assíncronos. Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados para que sua instalação proporcioneum funcionamento adequado ao equipamento. A fi gura abaixo mostra um diagrama esquemático do conversor defrequência e suas proteções.Considere as seguintes afi rmativas em relação às características de instalação do conversor de frequência.I. As reatâncias (reatores) de entrada são empregados para minimizar sobretensões transitórias na rede dealimentação e reduzir harmônicas, melhorando desta forma, a vida útil dos capacitores do circuito intermediário.II. A reatância (reator) de saída é indicada para reduzir o efeito da corrente de fuga, por efeito capacitivo, quedepende do comprimento do cabo entre o conversor e o motor.III. Os conversores de frequência possuem um parâmetro que permite selecionar a frequência de chaveamento.A seleção da frequência de chaveamento do PWM do inversor é de suma importância, pois, com frequênciasde chaveamento altas, as perdas no motor são elevadas devido ao fato de que a forma de onda de saída fi carámenos próxima do formato senoidal.É correto apenas o que se afi rma emA I.B III.C I e II.D I e III.E II e III.
#ENADE
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A alternativa C) é a correta.
Os conversores de frequência permitem que a frequência de chaveamento seja definida, sendo a frequência de chaveamento do PWM do inversor muito importante para definir a como será o formato da onda senoidal.
Quanto maior a frequência de chaveamento, mais distante ficaremos do formato senoidal.
A reatância pode ser de entrada ou de saída, as de entrada minimizam as tensões transitórias, e as de saída reduzem o feito da corrente de fuga.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes