ENEM, perguntado por olanczulki1110, 1 ano atrás

O controle de qualidade é uma exigência da sociedade moderna na qual os bens de consumo são produzidos em escala industrial. Nesse controle de qualidade são determinados parâmetros que permitem checar a qualidade de cada produto. O álcool combustível é um produto de amplo consumo muito adulterado, pois recebe adição de outros materiais para aumentar a margem de lucro de quem o comercializa. De acordo com a Agência Nacional de Petróleo (ANP), o álcool combustível deve ter densidade entre 0,805 g/cm3 e 0,811 g/gm3. Em algumas bombas de combustível a densidade do álcool pode ser verificada por meio de um densímetro similar ao desenhado abaixo, que consiste em duas bolas com valores de densidade diferentes e verifica quando o álcool está fora da faixa permitida. Na imagem, são apresentadas situações distintas para três amostras de álcool combustível. A respeito das amostras ou do densímetro, pode-se afirmar que A) A densidade da bola escura deve ser igual a 0,811 g/cm3. B) a amostra 1 possui densidade menor do que a permitida. C) a bola clara tem densidade igual à densidade da bola escura. D) a amostra que está dentro do padrão estabelecido é a de número 2. E ) o sistema poderia ser feito com uma única bola de densidade entre 0,805 g/cm3 e 0,811 g/cm3

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Fernandfsdo
582
Olá, tudo bem?

Essa questão envolve o princípio de Arquimedes, ou seja, se subir é menos denso, se descer é mais denso que o líquido do recipiente.

Para saber se realmente está de acordo, devemos usar duas bolinhas com densidades diferentes

A - Não.
Se a bola escura tiver a mesma densidade que o álcool, não conseguiremos a diferença de densidade e assim notar se há ou não adulteração.

B – ERRADA
Se a amostra possuir densidade fora dos padrões exigidos, as bolinhas deveriam ocupar posições diferentes na coluna de liquido, pois suas densidades são diferentes.

C – ERRADA
Não tem a mesma densidade por não ocuparem a mesma posição nas três amostras.

D - CORRETA
Como já foi citado, elas devem ter diferentes densidades para averiguar  qualidade do ácool

E –ERRADA
Precisamos de duas bolinhas com densidades diferentes para termos a diferença de uma subir e outra descer para averiguar.

Até....
Respondido por leonardomacedo887
1

Considerando o controle de qualidade do álcool combustível, é necessário que as duas bolinhas sejam de densidades diferentes, sendo neste caso a preta a de 0,805 g/cm3, e a branca de 0,811 g/gm3, e ficando uma em cima e outra embaixo em relação ao líquido, querendo dizer que o álcool está de acordo com os parâmetros. Sendo assim, a única alternativa correta é a letra "D", pois a amostra 2 é a que evidencia o alcance do padrão.

Verificação das alternativas frente ao controle de qualidade:

  • A alternativa "A" está incorreta, pois como a bolinha preta está colocada em cima da branca, significa que ela é a que deve ter densidade igual a 0,805 g/cm3, ou seja, a de menor densidade.
  • Na verdade na amostra 1 temos que o álcool está com densidade maior que a permitida, pois ambas as bolinhas estão na parte de cima, portanto é errada a letra "B".
  • Para que o teste do álcool demonstre o resultado pretendido, as bolinhas precisam ser de densidades diferentes, exatamente nos limites permitidos para que o álcool permaneça no centro da amostra, então é incorreta a letra "C".
  • O teste feito com apenas uma bolinha seria inconclusivo, pois ela ficaria em algum lugar no meio da amostra e parte do álcool poderia estar acima ou abaixo do permitido. Este é o erro da alternativa "E".

Para ver mais sobre controle de qualidade de combustíveis:

https://brainly.com.br/tarefa/25331826

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes