O contratualismo é uma linha teórica central que abarca várias concepções particulares, com características diversas, todas unidas pela ideia central de que o Estado é fruto de um contrato, ou pacto, entre seres humanos. Embora estudiosos do contratualismo estabeleçam as origens da teoria do contrato social na Grécia Antiga ou mesmo entre antigos autores Medievais, o fato é que o contratualismo em sua forma mais conhecida e estudada é aquele produzido na Modernidade, entre os séculos XVII e XVIII, principalmente a partir das teorizações elaboradas por Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau. Na visão de Hobbes, quais são as finalidades do Estado?
Submissão do governo às Leis; Assegurar a ordem e Representar os cidadãos.
Soberania popular, Submissão do governo às Leis e Democracia plebiscitária.
Representar os cidadãos; Assegurar a ordem e ser a única fonte da Lei.
Promover a Vida, a Liberdade, a Segurança e a Propriedade.
Democracia plebiscitária; Submissão do governo às Leis e Propriedade.
Soluções para a tarefa
A primeira alternativa está correta.
A construção do conhecimento parte da observação dos fatos, assim como da construção do conhecimento no campo de pesquisa que deve ser colocado em prática com foco no embasamento teórico e prático.
Para o autor o homem nascia bom, porém, a sociedade o corromperia, mais a frente ainda analisando esse pensamento, Rousseau discutia sobre como a liberdade seria preservada como natural do homem e ainda sim estar garantido seu bem estar em sociedade, seria possível, a partir do método que o autor pensou, intitulado de Contrato Social.
No Contrato Social seria necessário distinguir a questão da igualdade para todos e do comprometimento entre todos, ou seja, a vontade de viver do ser humano em uma sociedade de bem comum deveria ser coletiva.
Locke foi considerado o pai do liberalismo, e, via a propriedade privada como parte do homem, onde o trabalho desenvolvia a capacidade de transformar a natureza.
Locke tinha suas teorias pautadas nos ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.