O contexto esportivo pode ser um ambiente facilitador e benéfico para que os jovens se desenvolvam positivamente e façam uma transição bem-sucedida para a vida adulta. “A aquisição de competências essenciais por parte dos jovens para enfrentar com sucesso os desafios da sociedade atual deve, por isto, constituir um grande objetivo do esporte” (RESENDE, 2018).
RESENDE, R. Iniciação Esportiva. UniCesumar, Núcleo de Educação à Distância. Maringá, 2018.
Considerando o texto supracitado sobre a evolução positiva por meio do esporte, analise as afirmações a seguir:
I. Mesmo em um ambiente esportivo caótico e mal conduzido pelos profissionais que ali atuam, as competências de vida adquiridas pelos jovens esportistas serão positivas devido ao desenho estrutural do contexto esportivo.
II. Devido a estrutura do ambiente esportivo (respeito as regras, necessidade de relacionar-se com outros indivíduos, etc.), as competências de vida adquiridas por meio desta estrutura serão sempre suficientes, positivas e enriquecedoras.
III. Os programas esportivos podem e devem ser desenhados de forma a aproveitar o clima intrinsecamente motivante promovido pela prática esportiva e pelo potencial que a competição traz.
IV. A inserção social adquirida pela cooperação e pelo respeito aos companheiros, adversários e autoridades, constitui um fator determinante pelo qual o esporte pode trazer benefícios aos jovens esportistas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II e III apenas.
Alternativa 2:
II e IV apenas.
Alternativa 3:
I e III apenas.
Alternativa 4:
III e IV apenas.
Alternativa 5:
II, III, IV apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 4: III e IV
Explicação:
Resposta: III e IV apenas.
Explicação: Livro Iniciação Esportiva paginas 106 e 107
Realçando, no entanto, que subsistem dúvidas no meio acadêmico sobre o esporte ser um meio de desenvolvimento de competências de vida (GOULD; WESTFALL, 2014). Aliás, estes autores alertam, baseando-se em investigações sobre a repercussão do esporte nos jovens, que a atividade esportiva não é somente associada ao desenvolvimento de competências de vida positivas e pode, igualmente, ser fruto de consequências negativas.
Os programas esportivos podem (e talvez devam) ser desenhados de forma a privilegiar o desenvolvimento positivo dos jovens, aproveitando o
clima intrinsecamente motivante promovido pela prática esportiva e pelo potencial que a competição traz.
A inserção social adquirida pela cooperação e pelo respeito aos outros, pela autoridade, nomeadamente pelos árbitros e juízes, constitui outro fator determinante pelo qual o esporte pode trazer benefícios aos jovens.