Psicologia, perguntado por grazileomartins, 2 meses atrás

O contexto escolar demanda, muitas vezes, o olhar e intervenções frequentes do profissional da psicologia, tendo em vista os aspectos do desenvolvimento físico, cognitivo, psicomotor e emocional. Para embasar suas intervenções, é necessário que esse profissional realize investigações com base no uso de técnicas da psicologia, processo denominado avaliação psicológica.

Acompanhe a seguinte situação:





Diante da situação apresentada, você precisa elaborar um plano de avaliação psicológica para Pedro Henrique. Indique pelo menos duas técnicas que podem ser utilizadas nesse caso e justifique a sua resposta.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por ticomateriaisemgeral
0

Resposta: Padrão de resposta esperado

Algumas das técnicas que podem ser utilizadas no processo de avaliação psicológica de Pedro Henrique são as seguintes:

Observação de comportamento: uma técnica que parece simples e corriqueira, podendo ser feita por qualquer um, porém a observação clínica exige treino e metodologia, em busca de olhar, sistematizar e descrever os fenômenos, conseguindo captar aspectos além do verbal.

Justificativa: o ambiente escolar é um ambiente propício para a observação do comportamento de crianças, pois elas costumam se manifestar de maneira espontânea, principalmente nos momentos de brincadeira. Além disso, pode servir para investigar melhor os apontamentos feitos pela professora.

Entrevista lúdica diagnóstica: a entrevista é realizada por meio da principal ferramenta para trabalho com crianças em consultórios, a brincadeira. Por meio da brincadeira, é possível colher informações que podem trazer questões da própria criança ou que merecem ser investigadas em outros contextos. Por não ser tão sistematizada, depende muito da habilidade do terapeuta.

Justificativa: já existe o relato de que Pedro Henrique gosta muito de brincar. Então, estar com ele durante as brincadeiras e observar a interação dele com os brinquedos pode ser interessante.

Entrevista com os pais e demais fontes de informação: na avaliação de crianças e adolescentes, a entrevista com os pais é fundamental, de forma a obter informações que não foram possíveis por meio da conversa direta com o avaliado. Entrevistar outras fontes também pode ser muito útil, a fim de levantar todas as informações que possam ser relevantes para o diagnóstico da própria criança ou adolescente.

Justificativa: essa é uma técnica fundamental e que em nenhuma hipótese pode ficar de fora, pois ele tem apenas 5 anos e a melhor forma de compreender o contexto social em que está inserido, a dinâmica familiar, as pessoas com quem ele se relaciona, os comportamentos fora do ambiente escolar, é conversando com os pais. Além disso, é uma oportunidade de compartilhar com os pais os comportamentos que o paciente vem apresentado.

Testes psicológicos: para a realização de testes é fundamental que o profissional conheça o teste no que diz respeito à sua teoria de embasamento, na aplicação, na indicação para cada tipo de avaliação e na condição de teste favorável ou não. Existem testes projetivos e psicométricos. Para o caso de Pedro Henrique, pode ser indicado o teste HTP (do inglês house, tree, person — casa, árvore, pessoa).

Justificativa: o teste HTP consiste no desenho de uma casa, uma árvore e uma pessoa, tendo caráter projetivo. Pode ser uma oportunidade de Pedro se expressar, afinal, ele gosta de desenhar. O mais indicado é que esse seja uma das últimas técnicas para que você tenha tido tempo de estabelecer vínculo de confiança com ele, de forma a tentar colher mais informações por meio de falas da criança.

Perguntas interessantes