História, perguntado por pvfmedaresposta, 11 meses atrás

O conjunto de normas foi chamado "A Lei das Doze Tábuas", que se tornou um dos textos fundamentais do Direito romano, uma das principais heranças romanas que chegaram até nós. A publicação dessas leis, na forma de tábuas que qualquer um podia consultar, por volta de 450 a.C., foi importante, pois o conhecimento das "regras do jogo" da vida em sociedade é um instrumento favorável ao homem comum e potencialmente limitador da hegemonia e arbítrio dos poderosos. FUNARI, Pedro Paulo A. Grécia e Roma. São Paulo: Editora Contexto (Repensando a História), 2002, p. 68. Adaptado. A criação da Lei das Doze Tábuas está relacionada à(s) A revoltas plebeias. B criação do Senado. C nomeação dos magistrados. D expulsão dos etruscos da Península Itálica.

Soluções para a tarefa

Respondido por claratmc3
11

Resposta:

eu coloquei

a) revolta plebeias

Respondido por anaclaraschlichting
1

Resposta:

A

Explicação:

A Lei das doze tábuas instituiu o jus civile, a laicização do direito, e contemplou a família, o casamento, o divórcio e as heranças; a posse e a transferência de propriedade, os assaltos e as injúrias contra pessoas e bens; e as dívidas, a escravatura, a sujeição por insolvência com acordo das partes (nexum).

(450 A.C.) Esta lei foi um dos resultados da luta por igualdade levada a cabo pelos plebeus em Roma. A escola tradicionalista atribui ao tribuno da plebe, Gaio Arsa a criação de uma magistratura no ano de 461 a.

A Lei das Doze Tábuas foi um conjunto de leis elaboradas no período da República romana, por pressão dos plebeus. Instituídas em 451 a.C., ali estavam escritas as leis que determinavam como deveriam ser os julgamentos, as punições para os devedores e o poder do pai sobre a família.

Perguntas interessantes