O conhecimento científico tem como uma das premissas o raciocínio lógico, que por sua vez subdivide-se em método dedutivo e indutivo, onde ambos podem ser aplicados em inúmeras áreas do conhecimento, possuindo especificidades de acordo com a aplicação. A partir do contexto apresentado, analise o exemplo a seguir, proposto por Prodanov e Freitas (2013).
Todo homem é mortal (premissa maior)
Pedro é homem (premissa menor)
Logo, Pedro é mortal (conclusão)
Fonte: Adaptado de Prodanov e Freiras (2013, p. 27)
PRODANOV, C. C. ; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª Ed. , Novo Hamburgo: ASPEUR Universidade Feevale - Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo, 2013.
A partir do contexto apresentado, analise as afirmações a seguir:
I. O tipo de raciocínio enquadra-se como dedutivo, uma vez que parte de um pressuposto específico para atingir uma definição geral.
II. O raciocínio adotado é o indutivo, uma vez que utiliza-se uma premissa geral para resultar em uma conclusão específica.
III. Trata-se do tipo de raciocínio dedutivo, que parte de uma premissa maior para resultar em uma conclusão específica.
IV. O raciocínio proposto não se enquadra em método dedutivo ou indutivo, uma vez que não atende as premissas dos mesmos.
A partir do contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
III, apenas.
b.
II e III, apenas.
c.
I, II e IV, apenas.
d.
I e II, apenas.
e.
III e IV, apenas
Soluções para a tarefa
Resposta:
III. Trata-se do tipo de raciocínio dedutivo, que parte de uma premissa maior para resultar em uma conclusão específica .
Explicação:
Corrigido pelo AVA
O argumento dedutivo é aquele que parte de um fato geral (Premissa principal), para se concluir um fato particular. A questão cria um argumento que parte de um fato geral (Todo homem é mortal), para concluir que por isso, Pedro é mortal (Conclusão particular). Sendo assim, a alternativa correta é a letra A: III, apenas.
Como funciona o argumento dedutivo?
O raciocínio dedutivo é um raciocínio lógico que parte a premissa de um fato geral, para que então concluir algo particular. Um exemplo claro disso são as premissas da questão:
- Todo homem é mortal (Fato geral);
- Pedro é homem (Fato particular);
- Logo, Pedro é mortal (Conclusão).
Dito de outra forma, se as premissas forem verdadeiras, a conclusão deve ser verdadeira. O raciocínio dedutivo começa com uma afirmação geral (Premissa principal) e passa a uma conclusão específica.
Mais questão sobre argumento dedutivo: https://brainly.com.br/tarefa/23585226
#SPJ4