O conhecimento científico opõe-se ao senso comum e seu ideal está baseado na concepção segundo a qual a ciência é uma representação da realidade tal como ela é em si mesma. Acredita-se, portanto, em uma objetividade, isto é, um conhecimento que procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas. Nesse sentido, a corrente positivista comteana buscou relacionar as ciências naturais com a Sociologia emergente do século XIX, com o propósito de legitimar definitivamente a Sociologia como ciência. Tendo como norte esta perspectiva:
(I) Explique como Comte concebeu a ciência da sociedade.
(II) De acordo com a Lei dos Três Estados aponte as fases pelas quais podem passar as sociedades humanas, descrevendo suas características principais.
Soluções para a tarefa
a) O Francês e filósofo Auguste Comte que é também considerado como o fundador da Filosofia positivista e pai da Sociologia definiu a ciência da sociedade como uma ciência que designa e explica a sociedade como um organismo complexo e coletivo. E que a partir disso os conhecimentos usados pelos cientistas naturais poderiam explicar também os fenômenos sociais.
b) De acordo com Comte a humanidade passou por três estágios de desenvolvimento intelectual: Teológico, metafísico e o positivo.
No teológico o universo tinha como “explicação” os deuses, seres mitológicos e demônios.
No metafísico a realidade tinha como explicação a essência, a existência, substância e acidente. Está mais relacionado a coisas abstratas.
O positivo também chamado de científico tudo é explicado a partir de comprovações e leis científicas e observações lógicas.
Espero ter ajudado!!!