"O conhecimento científico é um constante jogo de hipóteses e expectativas lógicas, um constante vaivém entre o que pode ser e o que "é", uma permanente discussão e argumentação/contrargumentação entre a teoria e as observações e as experimentações realizadas. No âmbito desta perspectiva Bady (1979) realizou um estudo sobre a compreensão dos alunos acerca da "lógica da testagem de hipóteses", em diversas escolas com alunos de diferentes anos de escolaridade. O autor verificou que poucos alunos pareceram entender a lógica dos testes da hipótese e que menos da metade dos alunos de escolas superiores conseguiram entender que as hipóteses podem ser testadas por tentativas de falsificação". Fonte: PRAIA, João; CACHAPUZ, Antônio; GIL-PÉREZ, Daniel. Ciência & Educação, v. 8, n. 2, p. 253-262, página da citação 255. 2002. Disponível em: . Com base na contextualização acima, e no conteúdo da aula, analise as assertivas abaixo, e marque aquela a alternativa correta. I – A hipótese deve apresentar todos os fundamentos teóricos do projeto de pesquisa. Por conseguinte, ela contem o entendimento de todos os conceitos e de todas as categorias presentes no objeto estudado, no problema de pesquisa e nos objetivos. II – As hipóteses devem fazer parte de um projeto de pesquisa, ou seja, são um item obrigatório em qualquer projeto de pesquisa. Elas são o resultado de conhecimento sólido e inquestionável, o que pode levar o investigador a desenvolver seu trabalho com base em noções pré-concebidas. III – As hipóteses são respostas prováveis do problema de pesquisa. Elas se sustentam em conhecimentos prévios, originados da teoria social de outros estudos empíricos. Elas podem ser testadas, e nesse momento o cientista social verificará se elas se confirmam ou não. A Apenas a assertiva III está correta B Apenas a assertiva II está correta C Apenas a assertiva I está correta D Apenas as assertivas I e II estão corretas E Apenas as assertivas II e III estão corretas
Soluções para a tarefa
Sobre as hipóteses no conhecimento científico:
Alternativa correta: A. Apenas a assertiva III está correta
III – correto. As hipóteses são respostas prováveis do problema de pesquisa. Elas se sustentam em conhecimentos prévios, originados da teoria social de outros estudos empíricos. Elas podem ser testadas, e nesse momento o cientista social verificará se elas se confirmam ou não.
Em termos gerais a hipótese consiste em supor conhecida a verdade ou explicação que se busca. Em linguagem científica a hipótese equivale, habitualmente, à suposição verossímil, depois comprovável ou denegável pelos fatos, os quais hão de decidir, em última instância, da verdade ou falsidade que se pretendem explicar. Ou a hipótese é a suposição de uma causa ou de uma lei destinada a explicar provisoriamente um fenômeno até que os fatos a venham contradizer ou afirmar.
As hipóteses têm como função:
1) prática: orientar o pesquisador, dirigindo-o na direção da causa provável ou da lei que se procura;
2) teórica: coordenar e completar os resultados já obtidos, agrupando-os num conjunto completo de fatos, a fim de facilitar a sua inteligibilidade e estudo.
Bons estudos!