Português, perguntado por samiramanara6245, 1 ano atrás

o conhecido mal do seculo representa uma das caracteristicas que demarcam a segunda geracao romantica.dessa forma, faca um comentario procurando relacionar esse aspecto com a morte prematura de quase todos os representantes que pertencem a epoca em questao.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
157

O chamado "mal do século" (XIX) que afligiu muitos dos representantes da segunda geração do romantismo foi a tuberculose (até hoje a doença infecciosa que mais mata no mundo), uma doença que se alastrou devido ao processo acelerado, muitas vezes desorganizado, da urbanização, o que fazia com que as cidades, que já tinham outros problemas (eram sujas, as condições de trabalho e moradia eram péssimas) se tornassem lugares ainda mais sombrios devido ao elevado número de mortes associado à doença.

Isto tudo contribuiu para o clima de melancolia, de um sentimentalismo triste, pesado, do romantismo desta época, de modo que os mesmos poetas e romancistas desesperançosos escreviam sobre e morriam acometidos por esta doença que não trazia esperança de cura - se tornou, inclusive, "personagem" de alguns romances da época - para as pessoas mais pobres - categoria na qual se inscreviam muitos dos romancistas, principalmente os menos famosos naquela época.

Respondido por heloysadepaula2005
12

Resposta: Como dito no enunciado, a maioria dos representantes do ultrarromantismo tiveram suas vidas ceifadas de forma bastante precoce, como é o caso de Álvares de Azevedo, Fagundes Varela e Junqueira Freire. Ao contrário do que muitos pensam, ao conceberem esse fato com se fosse uma epidemia propriamente dita, as mortes eram provocadas justamente pelo estilo de vida que tais representantes escolhiam para si mesmos. Assim, em virtude de trazerem consigo alguns traços ideológicos marcantes, tais como: fuga à realidade, egocentrismo, desejo de solidão, evocação à morte, pessimismo, entre outros, levavam um vida totalmente boêmia, frequentando lugares sombrios, úmidos, como uma espécie de refúgio, acima de tudo. Tais ambientes eram significativamente convidativos para a proliferação de bactérias, de patologias diversas, sobretudo a tuberculose, diagnosticada como a causadora destas mortes, tão precocemente materializadas.

Explicação:

Perguntas interessantes