Sociologia, perguntado por Gustavo5432, 1 ano atrás

O conflito entre fé e razão

1°) Como visão racionalista ocidental afetou a religião ?

2°) Segundo o texto, o que são os mistérios e porque são considerados como tal ?

3°) Como pode ser interpretada a citação do apóstolo Paulo de que a fé e um escândalo para a razão é a razão é escândalo para a fé. Você concorda com essa declaração ? Justifique

4°) Como você analisa o exemplo da condenação do ensino da teoria de Darwin ?

5°) Como você responderia o questionamento do texto: "Sendo Deus um espírito perfeito e infinito, que necessidade teria de criar um mundo material finito e imperfeito" ?

6°) " A religião acusa a filosofia e a ciência de heresia e ateísmo, enquanto ambas acusam a religião de dogmatismo, superstição, atraso e intolerância". De uma opinião sobre o conflito entre a fé e a razão.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Diehgo
6
1°) Como a visão racionalista ocidental afetou a religião ?O racionalismo veio como agente desconstrutor de dogmas e superstições que durante séculos foram criados e defendidos pela Igreja Católica.

2°) Segundo o texto, o que são os mistérios e por que são considerados como tal?Os mistérios são aquelas coisas que não podem ser comprovadas racionalmente, como a virgindade de Maria, diálogo de Moisés com Jeová, a encarnação de Deus, a Santíssima Trindade e a Eucaristia. 

3°) Como pode ser interpretada a citação do apóstolo Paulo de que a fé e um escândalo para a razão e a razão é escândalo para a fé.Você concorda com essa declaração ? Justifique.Paulo se referiu aos opostos e o quanto as duas linhas de pensamento divergem: uma quer comprovar fisicamente enquanto a outra defende o metafísico.
//* Se você concorda ou não, isso é pessoal (fica para você fazer), além de justificar.

4°) Como você analisa o exemplo da condenação do ensino da teoria de Darwin?
Com as comprovações científicas e, portanto, racionais, condenar a teoria darwiniana é um completo absurdo, quanto condenar um mistérios religioso é absurdo para um religioso.

5°) Como você responderia o questionamento do texto: "Sendo Deus um espírito perfeito e infinito, que necessidade teria de criar um mundo material finito e imperfeito"? 
//* Isso vai da sua crença. Eu não posso responder por você. Mas:
Se Deus for a imagem, semelhança e criatura do Homem, é possível que Ele tivesse a necessidade de alguém adorá-lo.
Se Deus for a imagem, semelhança e criador do Homem, é possível que o Homem não consiga entender a necessidade disso. Desenvolva sua resposta. Basta pensar um pouco.

6°) " A religião acusa a filosofia e a ciência de heresia e ateísmo, enquanto ambas acusam a religião de dogmatismo, superstição, atraso e intolerância".De uma opinião sobre o conflito entre a fé e a razão.
A religião pode ser uma forma de um exercer poder sobre vários a fim de se obter benefícios ou alcançar objetivos através destes vários. Enquanto a filosofia e ciência tentam provar o que acreditam ser absurdos da religião, a religião tentar se manter viva fortalecendo seus dogmas ou apelando para a explicação racional de alguns pontos através da Teologia. É possível que em algum momento do futuro, ambas possam conviver pacificamente ou uma se sobressaia sobre a outra. 

Gustavo5432: Obrigado!
Respondido por lucasnmattos
1

1) A visão racionalista ocidental busca explicar os fenômenos a partir de evidências científicas, questionando a religião, baseada em dogmas e princípios imutáveis.

2) Os mistérios são os dogmas, verdades imutáveis que funcionam como princípios de uma fé.

3) Uma interpretação possível da frase é que o apóstolo Paulo considera que os princípios da razão e da são contrários.

4) A condenação do ensino da teoria de Darwin pela católica é uma forma de tentar impôr um de seus dogmas, evitando que as pessoas conheçam a tese científica.

5) Uma possibilidade de resposta seria relativizar a perfeição como um conceito relativo.

6) O conflito entre e razão deve ser tratado com o máximo de respeito às diferenças, e por isso em uma gestão de Estado, este deve ser laico, mas garantir a liberdade de culto e práticas de , dentro dos limites dos direitos humanos.

A fé e a razão: um conflito incontornável

Há um grande debate, tanto por parte da teologia quanto da filosofia, quanto à impossibilidade (ou não) de unir e razão. A primeira vista, estes parecem conceitos totalmente inconciliáveis, pois partem de premissas contrárias. Enquanto a ciência busca as evidências a partir de pesquisa, a religião é uma visão de mundo que parte de verdades universais e dogmas.

Porém, há exemplos de movimentos que tentaram unir esses dois polos, como a Patrística.

Para saber mais sobre e razão, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/1533967

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes