História, perguntado por mirabarreiros, 10 meses atrás

O Concílio de Trento, ocorrido em 1545, foi um importante marco do movimento da Contrarreforma, ou Reforma Católica. Leia o texto 1, com alguns decretos desse concílio, e o texto 2, a respeito do Tribunal do Santo Ofício.

Texto 1

[...] Se alguém diz que todos os cristãos têm o poder de anunciar a palavra (de Deus) e de administrar os sacramentos, – que seja excomungado.

[...] Havendo Jesus Cristo concedido à sua Igreja o poder de conceder indulgências, e tendo a Igreja usado desta faculdade que deus lhe concedeu, desde os tempos mais remotos; ensina e ordena o sacrossanto Concílio que o uso das indulgências, sumamente proveitoso ao povo cristão, e aprovado pela autoridade dos sagrados concílios, deve conserva-se pela Igreja [...]

CONCÍLIO de Trento. In: MARQUES, Adhemar; BERUTTI, Flávio; FARIA, Ricardo. História Moderna através de textos. Textos e documentos 3. São Paulo: Contexto, 2010. p. 120-121. v. 3.

Texto 2

[...] (É herege) Quem sacrificar aos ídolos, adorar ou venerar demônios, venerar o trovão, relacionar-se com hereges, judeus, sarracenos e etc., evitar o contato com fiéis, for menos à missa que o normal, não receber a eucaristia nem se confessar nos períodos estabelecidos pela Igreja, quem não faz jejum nem observa a abstinência nos dias e períodos determinados [...]

EYMERICH, Nicolau. Directorium Inquisitorium: manual dos inquisidores. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1993. p. 129.

Considerando os dois textos apresentados, avalie as afirmativas a respeito da Contrarreforma e assinale a alternativa correta.

Os decretos do Concílio de Trento mantiveram a prática da venda de indulgências, que foi fortemente criticada pelos reformadores.
A liberdade de acesso e interpretação da Bíblia tornou-se condenável pela Igreja Católica, o que atingia diretamente as doutrinas luterana e calvinista.
O Tribunal do Santo Ofício passou a procurar, perseguir e condenar os membros da Igreja Católica que não agissem de acordo com a doutrina da Igreja Católica.
A
Todas as afirmativas são verdadeiras.


B
Apenas a afirmativa I é verdadeira.


C
Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.


D
Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.


E
Apenas a afirmativa III é verdadeira.

me ajudem pfvvv é para hj

Soluções para a tarefa

Respondido por Guilgamesh2
2

Resposta:

D

Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.

Explicação:

A igreja católica passou a condenar a venda de indulgencias, por isso o I ta errado, logo só sobram a II e III


mirabarreiros: tem certeza?
Perguntas interessantes