O conceito de territorialidade é norteador da política de saúde pública brasileira. Para Kuhnen et al. (2010, p. 539) "o ato de personalizar define um espaço territorial por meio de marcas pessoais que indicam pertencimento" (grifo do autor). Os autores complementam que os indivíduos mais territoriais são mais "apegados ao seu território". Para Gadelha et al. (2011) território é o espaço onde acontece a vida social, as relações humanas. Em contraponto, Franca, Mantovaneli e Sampaio (2012) afirmam que as relações sociais produzem a territorialidade, no sentido de que alimentam novas relações e constroem o laço territorial, investidos de valores éticos, espirituais, simbólicos e afetivos. A partir da descrição de territorialidade, descreva qual é a importância do território para os Serviços Residenciais Terapêuticos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Os serviços residenciais terapêuticos podem ser considerados como políticas públicas, considerando-se sua relação com a área da saúde, no sentido de preservação, reintegração e realocamento de indivíduos com transtornos mentais em tratamento psiquiátrico.
É preciso observar que a territorialidade pode ser encarada como um fator essencial para toda a potencialização dos resultados, visto que o indivíduo absorve a sensação de pertencer ao lugar escolhido.
Bons estudos!
Perguntas interessantes