O conceito de Indústria Cultural, desenvolvido por T. Adorno e M. Horkheimer, está entre os mais relevantes da produção da Escola de Frankfurt. Considerando a caracterização da Indústria Cultural, de acordo com seus autores, é CORRETO APENAS o que está indicado na alternativa: a. Inclusão das massas na produção cultural contemporânea b. Cultura de massa, produzida pelas classes populares. c. Uma nova cultura, criada a partir das relações entre cultura popular e erudita. d. Sistema de produção de mercadorias culturais. e. Cultura erudita, democratizada pela mídia.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra D
Explicação:
A principal crítica da Escola de Frankfurt de fato, é a massificação da cultura de modo que as classes sociais desvalidas e excluídas seriam digamos "seduzidas" por uma Indústria Cultural que modificaria os hábitos e costumes das pessoas de modo a estimular a produção de cultura descartável por meio do consumo, ou seja, se temos uma precarização da música ou a exploração exagerada do sexo e da violência nos cinemas, esse "progresso cultural" é na verdade, uma mercantilização da cultura ao ponto de que qualquer música que exalte por exemplo a violência seja consumida (ouvida e difundida) sem que haja um senso crítico que questione a quem essas músicas servem.
Portanto, a letra B estaria certa se não trouxesse o complemento "produzida pelas classes populares", a classe popular não produz, ela só consome e reproduz criando um estilo.
Espero ter ajudado!