ENEM, perguntado por filipepassos296, 1 ano atrás

O conceito de democracia, no pensamento de Habermas, é construído a partir de uma dimensão procedimental, calcada no discurso e na deliberação. A legitimidade democrática exige que o processo de tomada de decisões políticas ocorra a partir de uma ampla discussão pública, para somente então decidir. Assim, o caráter deliberativo corresponde a um processo coletivo de ponderação e análise, permeado pelo discurso, que antecede a decisão. VITALE, D. Jurgen Habermas, modernidade e democracia deliberativa. Cadernos do CRH (UFBA), v. 19, 2006 (adaptado). O conceito de democracia proposto por JGrgen Habermas pode favorecer processos de inclusão social. De acordo com o texto, é uma condição para que isso aconteça o(a) A participação direta periódica do cidadão. B debate livre e racional entre cidadãos e Estado. C interlocução entre os poderes governamentais. D eleição de lideranças políticas com mandatos temporários. E controle do poder político por cidadãos mais esclarecidos.

Soluções para a tarefa

Respondido por Sabrinaalmeid4
1008
Olá,

 A resposta para a sua questão é a letra B:

 B: debate livre e racional entre cidadãos e Estado.

 Tal filósofo mencionado no texto é um grande defensor da ideologia do "agir comunicativo", ou seja busca que os cidadãos consigam se comunicar, expor suas ideias, razões e pensamentos afim de chegarem a um objetivo comum que agrade ao menos a maioria para e pelo bem de todos.

 Assim, observou-se que o debate público seria a melhor maneira de manter essa relação de comunicação entre toda a sociedade de forma a beneficiar a todos, mas para tanto o debate tem que ser racional e todos precisam ter o direito de opiniar.
Respondido por kayky12009
422

Resposta:

letra b

Explicação:

Perguntas interessantes