Estão aí, como se sabe, dois candidatos à presidência, os senhores Eduardo Gomes e Eurico Dutra, e um terceiro, o senhor Getúlio Vargas, que deve ser candidato de algum grupo político oculto, mas é também o candidato popular. Porque há dois “queremos”: o “queremos” dos que querem ver se continuam nas posições e o “queremos” popular... Afinal, o que é que o senhor Getúlio Vargas é? É fascista? É comunista? É ateu? É cristão? Quer sair? Quer ficar? O povo, entretanto, parece que gosta dele por isso mesmo, porque ele é “à moda da casa”. A Democracia. 16 set. 1945, apud GOMES, A. C.; D’ARAÚJO, M. C. Getulismo e trabalhismo. São Paulo: Ática, 1989. O movimento político mencionado no texto caracterizou-se por A reclamar a participação das agremiações partidárias. C apoiar a permanência da ditadura estadonovista. B demandar a confirmação dos direitos trabalhistas. D reivindicar a transição constitucional sob influência do governante. E resgatar a representatividade dos sindicatos sob controle social.
Soluções para a tarefa
A resposta para a sua questão é a letra D:
D- reivindicar a transição constitucional sob influência do governante.
A questão acima vem falando de um momento muito delicado da história. Devemos relembrar que Getúlio Vargas mantinha um proposta de crescimento do Brasil de 50 anos em 5, e desta forma os investimentos nas indústrias foram muito grandes gerando aumento do custo de vida e a volta da inflamação. No final deste período da era vargas a população já estava insatisfeita.
Com o início da segunda guerra mundial juntamente com a ditadura implanta no Brasil o Estado novo chega ao seu fim, então a população buscando por solução cria o movimento Queremista que reivindicava uma transição democrática com Vargas.
Resposta:
Alternativa correta: letra D
Explicação:
A. Alternativa falsa! O movimento político mencionado no texto, denominado de “queremismo”, caracterizou-se por reivindicar a permanência de Vargas no poder.
B. Igualmente falsa! Considerando que o contexto do texto está associado as eleições de dezembro de 1945, seria incorreto falar em permanência da ditadura estadonovista. Contudo, os partidários do “queremismo” queriam que a transição democrática fosse realizada sob a liderança de Getúlio Vargas.
C. Alternativa incorreta! O movimento político mencionado no texto, denominado de “queremismo”, caracterizou-se por demandar a permanência de Vargas no poder. A “confirmação” dos direitos trabalhistas ocorreu com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) em 1943.
D. Alternativa correta! As eleições de dezembro 1945 contaram com a participação de três candidatos, sendo eles: 1) Eurico Gaspar Dutra (PSD e PTB); 2) Eduardo Gomes (UDN); 3) Igor Fiúza (PCB). Getúlio Vargas, embora aparentemente apoiasse o general Dutra, adotava uma postura ambígua, uma vez que incentivava o movimento conhecido como “queremismo”. De maneira geral, esse movimento pedia a permanência de Vargas no poder. Portanto, o queremismo caracterizou-se por reivindicar a transição constitucional sob influência do governante.
E. Igualmente incorreta! Nessa alternativa, não há nenhuma menção à política partidária e ao contexto eleitoral de 1945, logo, ela está incorreta por não tratar sobre a pergunta trazida pela questão.
Fonte: AgoraVaiENEM