No império africano do Mali, no século XIV, Tombuctu foi centro de um comércio internacional onde tudo era negociado — sal, escravos, marfim etc. Havia também um grande comércio de livros de história, medicina, astronomia e matemática, além de grande concentração de estudantes. A importância cultural de Tombuctu pode ser percebida por meio de um velho provérbio: “O sal vem do norte, o ouro vem do sul, mas as palavras de Deus e os tesouros da sabedoria vêm de Tombuctu”. ASSUMPÇÃO, J. E. África: uma história a ser reescrita. In: MACEDO, J. R. (Org.). Desvendando a história da África . Porto Alegre: UFRGS, 2008 (adaptado). Uma explicação para o dinamismo dessa cidade e sua importância histórica no período mencionado era o(a) A isolamento geográfico do Saara ocidental. B exploração intensiva de recursos naturais. C posição relativa nas redes de circulação. D tráfico transatlântico de mão de obra servil. E competição económica dos reinos da região.
Soluções para a tarefa
O dinamismo dessa cidade, assim como, sua importância para a história no período, pode ser explicado pela posição relativa nas redes de circulação. Letra C.
É preciso destacar que a cidade de Tombuctu tinha a representação de ser um centro econômico e religioso importante do grande Império do Mali.
Além disso, a cidade também tinha localização na interseção de rotas de circulação importantes, o que lhe possibilitou ter um status de relevância como centro comercial.
O que resultou na possibilidade de criação de universidades na região considerada. Dessa forma, temos que a posição geográfica teve um papel imprescindível.
Bons estudos!
Resposta:
A cidade tornou-se um ponto de encontro de intelectuais e estudiosos que vinham de vários lugares do mundo árabe.
Explicação: