O conceito de competência é pensado como conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (isto é, conjunto de capacidades humanas) que justificam um alto desempenho, acreditando-se que os melhores desempenhos estão fundamentados na inteligência e personalidade das pessoas. Em outras palavras, a competência é percebida como estoque de recursos, que o indivíduo detém. Embora o foco de análise seja o indivíduo, a maioria dos autores americanos sinalizam a importância de se alinharem as competências às necessidades estabelecidas pelos cargos, ou posições existentes nas organizações. Ou seja, tanto na literatura acadêmica, como nos textos que fundamentam a prática administrativa, a referência que baliza o conceito de competência é a tarefa e o conjunto de tarefas pertinentes a um cargo. Nesta linha, a gestão por competência é apenas um rótulo mais moderno para administrar uma realidade organizacional ainda fundada nos princípios do taylorismo-fordismo.
Fleury, M. T. L.; Fleury A. “Construindo o Conceito de Competência”. RAC, Edição Especial 2001(p. 185). Disponível em: Acesso em: 25 set. 2021.
Considerando o fragmento de texto de Fleury e Fleury, avalie as afirmações a seguir:
I. A personalidade do indivíduo tem grande impacto na determinação do seu grau de competência, uma vez que sua forma de agir diante os outros determina seu sucesso.
II. A competência deve ser condizente com as necessidades do cargo que o avaliado ocupa. Sem esse alinhamento e diretriz, não é possível mensurar a competência.
III. A administração taylorista – fordista já previa a avaliação de desempenho para premiar os melhores funcionários de acordo com a produtividade.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a. II e III.
b. III.
c. II.
d. I e II.
e. I.
Soluções para a tarefa
Resposta:
II. A competência deve ser condizente com as necessidades do cargo que o avaliado ocupa. Sem esse alinhamento e diretriz, não é possível mensurar a competência.
Explicação:
correção ava
O desempenho organizacional possui relação direta com os Conhecimentos, Habilidades e Atitudes dos demais colaboradores (letra C).
Letra C: II.
A assertiva II está correta porque mostra a relação entre competências e cargo. Na prática, isso quer dizer que as competências Conhecimentos, Habilidades e Atitudes são determinantes para o bom desempenho do colaborador.
O erro da assertiva I consiste na ideia de que a personalidade do indivíduo é determinante para o criação dos graus de competência. Na verdade, a personalidade do indivíduo é determinante para a tomada de decisão relacionado a assuntos pessoais e/ou profissionais.
Por fim, o erro da assertiva III consiste na ideia de que Taylor e Ford foram duas figuras importantes no estudo do tema avaliação de desempenho.
Aprenda mais sobre esse tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/47632190
Dê valor aos esforços dos seus pais. :)